CARREIRA CATEGORIAS DICAS FILMAGEM OZI VLOG PRODUÇÃO ROTEIRO

VOCÊ SABE O QUE É DECUPAGEM?

7 de dezembro de 2018

author:

VOCÊ SABE O QUE É DECUPAGEM?

Fala, galera! Hoje vamos falar sobre decupagem. Este é um termo que parece bem técnico e é bastante utilizado em produções cinematográficas ou de TV. Contudo, pode também ser utilizado em qualquer outro trabalho de audiovisual.

Você sabe o que é decupagem?

Assista abaixo o OZI Vlog #359, no qual Maurício Fonteles explica tudo sobre este termo e dá algumas dicas sobre o processo:

Decupagem é um termo usado na linguagem cinematográfica para que você consiga tratar com mais clareza a segmentação do seu roteiro em planos.

Historicamente falando, este termo veio do francês découpage, quando os primeiros cineastas começaram a planificar suas histórias. Isso significa mais especificamente escolher quais planos e enquadramentos deveriam ser usados para contar a história da melhor forma.

Dica: Caso você ainda não tenha visto, neste post Maurício explica tudo sobre planos e enquadramentos. É um bom começo para falar a mesma língua na hora de decupar seu conteúdo.

Em que momento entra a decupagem?

Quando você está escrevendo um roteiro, você normalmente já está pensando nas cenas e situações que deve usar. Obviamente, você está pensando nas cenas de uma maneira mais ampla. Portanto, ao fechar seu roteiro, você entra nesse momento de escolher como os planos vão funcionar em cada cena do seu roteiro. Esta é a decupagem. A forma de trabalhar cada plano e enquadramento no seu roteiro para contar a história da melhor forma possível.

Uma das dicas mais interessantes no vídeo acima é utilizar seu celular, sempre. Ou seja, tirar algumas fotos pode acabar ajudando a entender como vai funcionar cada plano durante a filmagem.


Outra coisa bastante curiosa de entender é que a cada corte de um filme, por exemplo, existe toda uma movimentação de câmeras, luzes, às vezes até de atores. Então é bastante importante pensar na decupagem de forma a entender na prática como isso pode funcionar dentro do set.

Bom, por hoje é só. Fazer a decupagem pode ajudar muito a sua produção. É um processo criativo e rico, onde você começa a enxergar e imaginar de maneira mais prática a sua história.

Espero que tenham gostado. Não se esqueçam de seguir o canal da OZI no YouTube para receber muito mais dicas como essa. Até a próxima!

Deixe o seu comentário