CATEGORIAS DICAS FILMAGEM TUTORIAIS

VÍDEOS COM FUNDO DESFOCADO

11 de maio de 2018

author:

VÍDEOS COM FUNDO DESFOCADO

Vídeos com fundo desfocado são simples e dependem de apenas da escolha certa do seu equipamento e de algumas configurações. Em uma outra oportunidade, Maurício Fonteles já falou como trabalhar a profundidade de campo das lentes a partir da alteração da abertura.

Então hoje vamos falar um pouco sobre o que é necessário para criar o fundo desfocado nos seus vídeos e em quais tipos de produção este recurso pode ser utilizado.

No vídeo acima (OZI vlog #207), Maurício utilizou uma lente com abertura f/1.4, ou seja, uma lente bem clara e aberta. Esta escolha é ideal para provocar esse fundo desfocado por conta de sua profundidade de campo muito pequena.

Para que serve

Os vídeos com background desfocado são essenciais para estabelecer uma relação narrativa e de informação com o seu público. Como sabemos, o foco da imagem direciona o olhar do espectador. Logo, estes vídeos eliminam o contexto de fundo oferecendo total atenção ao personagem em cena.

É uma técnica bastante utilizada em vídeos focados na informação, como entrevistas e documentários. Nestes casos, o contexto de fundo é muitas vezes irrelevante para a história e deixá-lo desfocado concentra a atenção do espectador apenas no que está sendo falado.

Como fazer vídeos com o fundo desfocado

Para criar esse efeito, você vai precisar apenas de lentes bem abertas. Uma das melhores referências de lente com boa abertura e bom desfoque é a lente 50mm f/1.8. Independente da marca, você vai conseguir bons resultados para desfocar o fundo dos vídeos.

Portanto, para fazer o seu fundo desfocado é ideal ter lentes com boa abertura. Outra dica importante é manter-se distante do seu fundo, o que ajuda a criar um volume na imagem final.


Esperamos que todas essas dicas possam ajudar a aprimorar ainda mais as suas próximas produções. Até a próxima!

Deixe o seu comentário