CARREIRA CATEGORIAS DICAS FILMAGEM PRODUÇÃO

VIDEOMAKER: 5 DICAS DE SAÚDE FÍSICA

8 de maio de 2019

author:

VIDEOMAKER: 5 DICAS DE SAÚDE FÍSICA

Fala pessoal! Nós, videomakers sempre nos preocupamos muito com diversos aspectos das nossas produções. Desde a locação, até que tipo de equipamentos vamos levar para o set, até acessórios extras que podem acabar ajudando de última hora. Contudo, uma coisa que muita gente acaba esquecendo é da própria saúde na hora da gravação.

Em mais um episódio da série OZI Embaixadores, Robson Ganhara fala sobre este assunto e traz algumas dicas para melhorar o seu trabalho com vídeo respeitando a sua saúde. Dá uma olhada!

Um resumo sobre a saúde física do profissional de vídeo

Com isso, vários profissionais já sentiram desconforto em dias de produção. Essa sensação se dá principalmente quando se usam gimbals, ou outros estabilizadores maiores que precisam ser carregados durante uma gravação. O Dr. Juscelino Sérgio Amâncio, fisioterapeuta em Pouso Alegre (MG) falou um pouco sobre o assunto e deixamos abaixo algumas de suas constatações:

Segundo Amâncio, as principais queixas de profissionais da área de audiovisual são as dores na coluna, o que tem ocorrido de forma bastante precoce em videomakers. Isso ocorre por conta dos movimentos de flexão e rotação de tronco ao mexer com material durante gravações, causando disfunções ósseo-musculares. Outro problema são as lesões no ombro causadas por carregar equipamentos sem ergonomia.

Videomaker: dicas para cuidar da saúde

Quem trabalha no mercado audiovisual precisa de um tratamento preventivo, profilático. Isso porque, de modo geral, se trabalha muito e se gasta pouco tempo cuidando do corpo. Veja abaixo algumas dicas!

1. Procure ajuda

Antes de mais nada, a principal dica para começar um trabalho de verdade pensando na sua saúde física é tratar o fortalecimento dos seus músculos. Para isso, procurar um médico especializado é indispensável. Ele vai fazer a sua avaliação postural e mostrar exatamente o que precisa ser trabalhado.

2. Use a ergonomia

A ergonomia é a interação saudável entre o ser humano e o equipamento que ele utiliza. Para a saúde é extremamente importante, porém é uma questão de treino e de hábitos. Da mesma forma que você treina para ficar bom no que você faz é importante treinar a ergonomia e a forma com que você utiliza seus equipamentos.

3. Não é só uma ‘dorzinha’

Quando as dores começarem a surgir, evite pensar que é só uma “dorzinha” que pode ser tratada com automedicação. Isso pode acabar levando a problemas mais graves de saúde. Procure um profissional para avaliar estes tipos de sintomas, porque no começo é muito mais fácil para tratar.

4. Atenção ao uso do estabilizador

O estabilizador é um equipamento que tem um peso significativo e que aumenta após a câmera instalada. O grande problema disso é que você geralmente tem que movimentar e usar alguns músculos que não estão preparados para tal força. Outra situação é abaixar de forma mais abrupta gerando algumas lesões na coluna que podem ocasionar alguma incapacidade de movimentos no futuro.

Apenas o fato de segurar o estabilizador por algum tempo continuamente já é passível de lesão. Quanto maior o tempo, maior a lesão que pode ser causada. Portanto, muito cuidado com o uso deste tipo de equipamento.

5. Faça alongamentos

Por outro lado, de maneira preventiva, alongamentos devem ser feitos antes, durante e depois das atividades. Essa é uma forma de evitar lesões, contusões e aumentar a sua saúde durante projetos, independente do tamanho.

Interessante, não é mesmo? Em resumo, algumas dessas dicas são bastante simples de serem colocadas em prática. Obviamente dependem também de criar este hábito saudável durante as suas produções. Portanto, é uma ótima ideia cuidar um pouco mais da saúde física durante nosso trabalho. Dessa forma, poderemos manter a nossa atividade por mais tempo e cuidando melhor de nós mesmos.

Espero que tenham gostado. Por fim, não se esqueçam de acompanhar o canal da OZI no YouTube para ver mais conteúdos interessantes como este da série OZI Embaixadores. Até a próxima!

Deixe o seu comentário