CATEGORIAS DICAS EDIÇÃO OZI VLOG

VÍDEO COM FORMATO QUADRADO NO PREMIERE

10 de maio de 2018

author:

VÍDEO COM FORMATO QUADRADO NO PREMIERE

Olá, tudo bem? Hoje vamos tratar de um assunto que têm sido bastante frequente nas redes sociais como o Instagram e o Facebook, os vídeos com formato quadrado, como os posts em vídeo do canal Tasty.

Geralmente acompanhados de um texto dentro do próprio quadrado do vídeo, eles geram bastante buzz na internet e são uma tendência utilizada por muitas empresas de comunicação.

Acompanhe o vídeo no qual Maurício Fonteles fala sobre como produzir vídeos neste formato a partir do Adobe Premiere:

Como fazer um vídeo quadrado no Adobe Premiere

1. Primeiramente, crie uma timeline quadrada. No vídeo, optamos pelo preset de vídeo em 720p, que oferece um tamanho razoável mantendo a qualidade;

2. Após abrir a visualização normal (16:9), vá até a opção Sequence > Settings e no campo Frame Size você vai alterar a dimensão. No vídeo, usamos a proporção de 720×720 pixels.

3. Em seguida, clique em OK e veja que a visualização muda para o formato quadrado.

4. Arraste o seu vídeo para a timeline. Neste momento, o Premiere vai mostrar um aviso perguntando se você prefere alterar a proporção ou mantê-la quadrada. Clique em Keep existing settings para continuar.

5. Note que seu vídeo aparece maior na visualização. Clique duas vezes nele e reduza a dimensão do vídeo, para caber no formato que você procura.


Uma outra opção é reduzir o tamanho do seu vídeo mantendo a proporção 16:9 e encaixando o vídeo dentro do quadrado, como foi apresentado no vídeo acima.

Dessa forma, você vai manter duas barras em cima e embaixo do vídeo, onde poderá criar uma máscara e colocar um título, ou uma mensagem falando sobre o que se trata.

Como criar uma máscara de fundo com texto no Premiere

1. Em primeiro lugar, No media browser, clique o ícone New Item > Title e dê um nome.

2. Em seguida, crie um quadrado para a cor de fundo e depois escreva o texto que você quer que esteja junto do vídeo, na parte inferior e superior.

3. Por fim, na timeline, deixe a máscara por baixo do seu vídeo principal.

Pronto, agora é só exportar!


Do mesmo modo, uma outra dica interessante na hora de exportar é alterar o Bitrate Encoding para CBR e usar taxas mais baixas do que o normal, como 2 ou 3Mbps, para facilitar na hora de subir para as redes sociais.

Bom, é isso! Esse tipo de produção tem ganhado bastante notoriedade no Facebook, Instagram, muitas vezes até no Whatsapp e pode ser uma boa forma de divulgar o seu conteúdo.


Curtiu? Siga o nosso canal do YouTube e deixe aqui o seu comentário!

Deixe o seu comentário