CATEGORIAS DICAS EDIÇÃO PRODUÇÃO

USANDO JOYSTICK PARA CORTAR VÍDEOS

2 de agosto de 2019

author:

USANDO JOYSTICK PARA CORTAR VÍDEOS

Opa, tudo bom por aí? Você já ouviu falar em gamification? Este conceito fala sobre como trabalhar atividades por meio de jogos ou de uma interação mais lúdica com uma ferramenta pode acabar aumentando o engajamento das pessoas. Utilizar os games em tarefas cotidianas pode fazer você se interessar mais e ainda aprender melhor.

Agora traduzindo para a área de audiovisual: já pensou em usar um joystick para cortar seus vídeos? Neste episódio do OZI Embaixadores, Rafaela Tabosa conta pra gente como usou um controle de videogame para trabalhar com cortes de texto em uma edição de vídeo. Assista abaixo:

Cortando texto

Antes de mais nada, é importante entender que cortar o texto é talvez a primeira parte do processo de edição. É onde você vai montar o corpo do conteúdo que será apresentado ao final de tudo.

Nesta etapa, muitas vezes, trabalhamos em cima do áudio na timeline. Isso porque é onde as falas estão concentradas. Isso salvo alguns casos em que a expressão do personagem pode valer mais do que a fala. Em uma entrevista, por exemplo, podemos deixar as conversas mais espaçadas, enquanto num vlog os cortes precisam ser mais dinâmicos).

Portanto, para este caso o que em geral usamos é a barra de espaço para a reprodução, home/end para ir até o começo ou final dos clipes, Ctrl/Cmd+K para cortar as tracks selecionadas, entre outros.

Configure o seu Joystick para editar

Como você assistiu no vídeo acima, Rafaela utiliza um controle Logitech F310. A partir do software Xpadder, ela configura as teclas para as que mais utiliza nesta etapa do processo de edição. Para configurar, basta utilizar o layout do controle e escolher dentro do programa as funções que você mais utiliza, adaptando assim o seu teclado ao controle.

Você pode encontrar lá no YouTube todos os links tanto para baixar o programa, quanto para visualizar o layout do controle e até o link do Mercado Livre onde você pode encontrar um joystick idêntico a este usado no vídeo. Aproveite para deixar seu like no vídeo e se inscrever no canal da OZI. 😉

Com isso, você pode utilizar o joystick para facilitar a vida na hora de fazer cortes simples de texto. Rafaela termina ainda dizendo que uma das grandes vantagens é que ela pode levantar de sua cadeira e continuar editando. Ou seja, não se limitando a estar na frente do teclado enquanto faz os cortes.

Espero que tenha gostado! Não se esqueça de acompanhar a OZI no Facebook, Instagram e se inscrever no canal do YouTube para receber mais conteúdos e novidades. Até a próxima!

Deixe o seu comentário