CATEGORIAS CINEMA DICAS FILMAGEM OZI VLOG PRODUÇÃO

TIMELAPSE: COMO FAZER

27 de fevereiro de 2019

author:

TIMELAPSE: COMO FAZER

Olá, galera! Se você acompanha nosso blog, já deve ter visto alguns posts aqui sobre timelapse. Este tipo de vídeo é muito interessante para criar contexto em uma produção, produzir imagens mais autorais, ou mesmo com um cunho cinematográfico.

Além disso, atualmente, o timelapse está sempre presente em peças publicitárias, propagandas, comerciais de TV e até documentários. Isso porque eles ajudam a capturar a atenção do público, introduzindo uma cena rápida, porém bem pensada, gravada e executada pelo videomaker.

No OZI Vlog #114, Maurício Fonteles dá algumas dicas e fala sobre diferentes modos de se fazer timelapse. Assista abaixo!

Em primeiro lugar, existem diversas maneiras de fazer timelapse. Neste post, vamos falar sobre o modo vídeo e o modo foto.

Timelapse no modo vídeo

Como você pôde ver no vídeo acima, o Modo Vídeo da Canon 80D permite configurar o intervalo de tempo e a quantidade de capturas. Este é um modo bastante utilizado, especialmente porque ele deixa o seu vídeo já pronto, sem a necessidade de uma pós-produção ou montagem num software de edição.

Timelapse no Modo Foto

A parte interessante deste modo disparador de fotos é que você terá uma grande quantidade de imagens em 18MP. Isso quer dizer que você terá maior resolução para reenquadrar as imagens, por exemplo, além da possibilidade de trabalhar com diferentes velocidades.

Por outro lado, a parte negativa é que o vídeo não estará devidamente pronto. Ou seja, você terá de editar uma versão com toda a sequência de fotos no seu software de edição.

No fim das contas, você pode acabar pensando: por que não gravar um vídeo de 30 minutos e acelerar via software? Essa é uma saída e funciona também, mas dessa forma, você pode acabar tendo informação demais na sua gravação e deixando o timelapse com uma aparência confusa.

Outra boa saída é utilizar seu smartphone para gravar um timelapse. Muitos celulares já possuem essa função nativa em suas câmeras.

A última dica de Maurício é: se for filmar um céu, certifique-se de que ele tenha nuvens e bastante vento. Dessa forma você vai gravar com mais facilidade e ter resultados impressionantes. Um céu sem nuvens e sem nenhum atrativo pode fazer o timelapse perder sua função.

Curtiu? Não se esqueça de se inscrever no canal da OZI no YouTube para ficar por dentro de todas as dicas, novidades e muito mais conteúdo interessante. Até mais!

Deixe o seu comentário