CATEGORIAS DICAS EDIÇÃO PRODUÇÃO TUTORIAIS

TARJA ANIMADA NO PREMIERE

1 de maio de 2019

author:

TARJA ANIMADA NO PREMIERE

Olá, pessoal! Muitas vezes quando gravamos uma entrevista, ou mesmo um vídeo com depoimentos de pessoas falando, é interessante colocar uma tarja com o nome (algumas vezes seu @ no Instagram também). Para isso, podemos usar uma tarja animada, que facilita a vida na hora da edição.

No OZI Tools #017, Rodrigo Brant explica como criar essa tarja animada. Tudo isso dentro do Adobe Premiere e de maneira simples e bastante prática. Dá uma olhada:

Como criar uma tarja animada no Adobe Premiere

Existem algumas formas de criar esse tipo de técnica. Contudo, talvez a mais simples dela seja importar uma imagem pronta direto para o seu projeto e animar aquela imagem. Ainda assim, este será mais um arquivo, mais um efeito e mais uma renderização.

No vídeo acima, Rodrigo ensina a criar a tarja no software, evitando ter um arquivo a mais no seu projeto.

  1. Primeiramente, clique e segure o botão do mouse sobre a Pen Tool, até que apareça a opção Rectangle e Elipse. Dessa forma, selecione a opção Rectangle.
  2. Escolha o local onde seu retângulo vai estar na área do vídeo. Note que o Premiere cria uma nova camada.
  3. Escreva o texto sobre a camada, escolha a fonte e tamanho. Esta é tambéma hora de ajustar e centralizar o texto dentro do seu retângulo.
  4. Ainda em Effect Controls, clique no objeto (retângulo) e altere o tamanho de acordo com a necessidade.
  5. Para animar estas criações, basta utilizar keyframes de posição, sempre levando em consideração o uso do ease in para suavizar as entradas e saídas do texto e da tarja.

E aí, curtiu? Este é o jeito mais simples de fazer uma tarja animada e eficiente para diferentes tipos de produção. Claro que existem inúmeras possibilidades partindo deste princípio e cabe a você descobrir as melhores para o seu tipo de produção. Não se esquece de contar pra gente aqui nos comentários se você já usa essa técnica!

Por fim, não se esqueça de acompanhar o canal da OZI no YouTube para receber muito mais conteúdos interessantes e essenciais para quem trabalha com audiovisual. Até a próxima!

Deixe o seu comentário