CARREIRA CATEGORIAS CINEMA DICAS PRODUÇÃO

SHAZAM: RESOLVENDO PROBLEMAS NO SET

15 de julho de 2019

author:

SHAZAM: RESOLVENDO PROBLEMAS NO SET

Fala pessoal, tudo bem por aí? Quando a gente assiste a um filme com orçamento de 100 milhões de dólares nos cinemas, prestamos atenção à ação, à história e aos personagens. Você não imagina pequenas falhas acontecendo no meio da história, não é mesmo?

O diretor não pode ser dar ao luxo de ignorar essas pequenas falhas. O trabalho deles é tornar o produto final o mais próximo possível da perfeição, usando todos os meios necessários. Às vezes, isso requer alguns atalhos cuja intenção é passar despercebido pelo público.

David F. Sandberg, diretor do filme Shazam , Annabelle: Creation , e Lights Out , tem um novo ensaio em vídeo sobre sua experiência resolvendo problemas no set do filme Shazam. Assista abaixo (em inglês):

Problemas no set de filmagem durante as gravações de Shazam

Primeiramente, o vídeo de Sandberg é um incrível Behind the scenes, que vislumbra maneiras criativas que os diretores encontram para burlar problemas. Além disso, ele nos ensina algumas lições valiosas:

1. Corrigir erros na pós-produção

Essa é uma das primeiras coisas que todo diretor aprende a dizer. Seja para responder um ator perguntando se tal cena vai mostrar o seu “lado bom”; um produtor perguntando se a cena precisa ser mais curta, ou o figurinista reclamando que não houve tempo o suficiente. A resposta: “vamos consertar isso na pós-produção” é uma ótima maneira de tirar um problema do caos de um agitado cronograma do set, levando-o para o ambiente mais controlado de uma sala de edição.

O vídeo de Sandberg destaca uma cena em particular, onde era óbvio que o foco da câmera estava em primeiro plano, mas o fundo ainda mostrava pessoas da equipe conversando. Sem tempo suficiente para remover manualmente os “figurantes” da cena, ele só tinha duas opções: cortar a cena ou consertar. Sandberg decidiu consertar colocando-lhes sacolas de compras e faxineiras, em vez de cortar uma cena importante e divertida.

Tenha em mente, porém, que ter uma mentalidade de que “vamos consertar isso na pós-produção” geralmente pode lhe machucar mais tarde. Faça tudo o que for humanamente possível para garantir que tudo esteja certo durante uma filmagem, porque você pode acabar não conseguindo um resultado satisfatório na pós.

2. Reescreva, não reprograme

Em seguida, Sandberg fala sobre lidar com os figurinos das crianças. O roteiro original de Shazam tinha as crianças olhando pela janela para Billy. Ou seja, não haveria razão para eles estarem usando suas roupas grossas, de inverno. Essas roupas são importantes porque as crianças usam as mesmas roupas durante todo o filme. Isso torna muito mais fácil manter a continuidade.

Sandberg também precisava de uma razão para não ter a filha adotiva mais nova, Darla, em cena. Portanto, ele a manteve dentro de casa, colocando seus sapatos. Na realidade, ela não estava disponível para as filmagens das crianças do lado de fora porque ela estava trabalhando em outra produção. Ele não a deixou fora do filme (ela é uma personagem importante mais tarde), então a escreveu fora da cena. Isso poupou a todos uma dor de cabeça e o público nem notou.

Sandberg e seus produtores tinham duas escolhas: alterar o roteiro ou alterar o cronograma de produção. Eles escolheram o mais barato e mais rápido.

3. É tudo parte do plano

Sandberg faz piadas sobre reviews em vídeo que analisam filmes como Shazam. Entretanto, ele reconhece que esses ensaios em vídeo muitas vezes fazem com que ele e outros cineastas pareçam melhores do que realmente são. O mais legal sobre o vídeo é que ele nos deixa ver que sim, ele comete erros como todo mundo.

Se você está dirigindo um filme e alguém ama um erro que você consertou no set, não gaste vinte minutos explicando o processo. Apenas sorria, acene e agradeça.

Essas dicas do diretor David F. Sandberg são interessantes e podem servir para diversas produções. Explorar maneiras interessantes e criativas para resolver problemas no set de filmagens faz parte do trabalho e pode salvar uma produção.

Espero que tenha gostado! Não se esqueça de acompanhar a OZI no Facebook, Instagram e se inscrever no canal do YouTube para receber mais conteúdos e novidades. Até a próxima!

Deixe o seu comentário