CÂMERAS CATEGORIAS DICAS FILMAGEM PRODUÇÃO

RIG DE CÂMERA: VOCÊ PRECISA DE UM?

9 de novembro de 2018

author:

RIG DE CÂMERA: VOCÊ PRECISA DE UM?

Olá, pessoal! Hoje vamos falar sobre o Rig de câmera. Este acessório permite que você tenha muito mais equipamentos no mesmo lugar e prontos para uso. É uma forma bastante inteligente e prática do videomaker trabalhar em suas produções. Além disso, pode facilitar o checklist de tudo o que precisa na hora de gravar.

Assista o OZI Tech #21 no qual Maurício Fonteles fala sobre o Rig de câmera Viltrox VX-11. Ele conta todas as qualidades e possibilidades deste equipamento para as produções. Confira!

O que é um Rig de câmera e pra que ele serve?

Em primeiro lugar, o Rig é como uma armadura, um exoesqueleto para a sua câmera. Ou seja, com ele sua câmera ganha novas formas de interação com os outros equipamentos. Você pode conectar gravadores, microfones, telas, trabalhar com o zoom ou ainda com o handle para segurar a câmera nas mãos.

“Hoje em dia, no universo dos videomakers, a coisa mais comum é que a gente saia pra campo, saia pra filmar sozinho. E se você pode ter acesso a todos os seus equipamentos próximos de você no seu tripé, para que você possa operá-los, isso é um grande benefício no seu fluxo de trabalho. Vai tanto acelerar seu fluxo, quanto te dar mais segurança”

–Maurício Fonteles

Portanto, essa é a vantagem de um Rig de câmera. Especialmente quando pensamos em câmeras mais cinematográficas com a Arri ou a RED. Isso porque elas são câmeras “modulares”, que vão ganhando estes acessórios externos por essência. Quando falamos de câmeras DSLR, ter um Rig pode ser essencial para usar estes acessórios com mais segurança.


Este Rig da Viltrox custa aproximadamente R$ 500 (ou cerca de $70 em lojas internacionais). Maurício ainda fala de outros dois cages com função semelhante, embora sejam mais suscetíveis ao movimento: o handle e o escorpião.

Por fim, a resposta para a pergunta deste post é bastante relativa. Embora seja extremamente funcional, o Rig de câmera certamente não é a primeira coisa que você deve investir para os seus equipamentos. Obviamente, caso você já esteja trabalhando sozinho e com vários equipamentos, esta é uma excelente pedida. Garante acesso rápido a todos os seus equipamentos com a firmeza que você precisa para o trabalho.

Espero que tenha gostado. Se inscreva lá no canal da OZI no YouTube para receber mais dicas como esta e até a próxima!

Deixe o seu comentário