CÂMERAS CATEGORIAS REVIEW

REVIEW: SONY A6500

13 de julho de 2018

author:

REVIEW: SONY A6500

Opa, galera! Hoje vamos falar sobre a Sony A6500, uma câmera bastante prática e com algumas particularidades bem interessantes. Este review foi feito de forma mais solta e prática, sem focar exatamente nos quesitos técnicos do equipamento, mas falando sobre como as potencialidades ajudam a nossa produção diária aqui na OZI.

A câmera possui um tamanho compacto e aqui nós usamos com a lente 16-70mm f/4, que oferece muita nitidez e versatilidade. Ela possui um excelente custo-benefício para produção de vídeos (R$ 5.500-6000, cerca de 1400 dólares) e pode ser comparada no mesmo range das câmeras intermediárias da Canon como a 80D e 7D.

Assista abaixo o vídeo de Maurício Fonteles no OZI Tech #007 contando um pouco sobre esta câmera:

Principais benefícios da Sony A6500

Filmar em 4k

Mesmo que você não utilize vídeos em 4K o tempo todo e para todos os seus clientes, gravar nesta resolução pode ser uma maneira inteligente na hora de aplicar um reenquadramento de imagem, garantindo quase uma outra câmera na hora da edição.

Ao finalizar o vídeo em 1080p, você consegue produzir um quadro um pouco mais aberto com uma imagem mais fechada, como uma segunda ou até terceira câmera, como no exemplo abaixo:

A diferença no tamanho

Ela é uma câmera compacta, ou seja, da primeira vez que você pega ela na mão, especialmente quem está acostumado com câmeras DSLR convencionais, nota uma diferença no grip, na pegada. Esse fator é importante porque permite encolher o seu setup de equipamentos, garantindo maior versatilidade para viajar, ou mesmo para as produções diárias.

Um problema que você pode encontrar é que o fato dela ser muito leve. Então se você não utilizar um steadycam ou qualquer equipamento de estabilização, a imagem pode acabar tremendo mais facilmente.

Bateria extra

Esse é um ponto-chave. As câmeras DSLR em geral não oferecem baterias com grande autonomia. Caso você invista numa câmera como a Sony A6500, é imprescindível comprar também algumas baterias extras para que ela não o deixe na mão durante uma gravação, por exemplo.

Apesar disso, é uma câmera que pode ser conectada a uma fonte de energia. Então caso você esteja em um ambiente controlado onde possa usar esta conexão AC, vai garantir seu uso por mais tempo, sem problemas.

Cartões de memória de alta velocidade

A Sony A6500 demanda o uso de cartões de memória SD que ofereçam uma alta velocidade de leitura e gravação. Com uma taxa acima de 96mbps em cartões de 64GB você já consegue gravar e salvar seus vídeos com tranquilidade.

Melhor estabilização de imagem

Esta câmera conta com um estabilizador de 5 eixos internos que faz muita diferença na hora de gravar diretamente com o equipamento nas mãos. Apesar de não simular um estabilizador externo, esta funcionalidade permite tirar da imagem a sensação de vibração. É interessante também para registrar fotos.

Tela

Seu display oferece flip de 90º e uma boa resolução na reprodução de imagem. Apesar de não virar completamente para visualizar seu vídeo durante a gravação, você pode conectar uma monitoração externa por meio da entrada HDMI.

A tela conta também com um view finder eletrônico, ideal para passar a checagem do foco.

Autofoco

Por falar em foco, este é um dos pontos-chave desta câmera. A Sony A6500 garante um foco rápido e preciso, principalmente usando lentes nativas, desenvolvidas exclusivamente para ela. Você pode não encontrar a mesma agilidade ao utilizar lentes com adaptadores, por exemplo.

Menu

A questão do menu diz muito mais sobre utilização, ou o que chamamos na OZI de “horas de vôo”. Quando você usa muito tempo câmeras Canon, por exemplo, você pode acabar se acostumando com os menus da marca. Os menus da Sony, apesar de muito mais detalhados, podem acabar complicado sua produção na hora de encontrar funcionalidades.

Os botões de acesso rápido podem acabar ajudando você na hora de configurar a câmera.

Dica: Se você está começando a usar Sony, primeiro passe um bom tempo entendendo seus menus, ou faça uma pré-configuração antes de levá-la para uma gravação mais profissional.

Clear Imagem Zoom

Este recurso funciona como um zoom de sensor. Quando a lente alcança o limite de distância, é aplicado um “crop”, dando sensação mais telescópica, mantendo a qualidade.

Perfis de cor

A Sony A6500 possui alguns perfis de cor embutidos para criar variações e editar suas imagens de acordo com a necessidade da sua produção. Entre os perfis estão: Video, Picture, Cine e S-Log.

Full HD 120fps

Um dos diferenciais desta câmera, esta funcionalidade é ideal para os videomakers que trabalham no “modo guerrilha”, com a câmera direto na mão. Este recurso faz imagens em câmera lenta bastante fluidas, além de planos detalhe e b-rolls, oferecendo uma maior sensação de estabilização.

ISO

A câmera se comporta bem, mesmo utilizando valores altos de ISO. Para momentos de baixa luminosidade, em que for necessário gravar, o equipamento fornece imagens mais limpas, mesmo em 6400.

Lentes e Adaptadores

Uma combinação excelente para quem está começando migrando da Canon para usar câmeras da Sony é o adaptador da Sigma, que garante agilidade e foco preciso. Outros adaptadores podem acabar custando mais caro e não funcionarem para todas as lentes Canon, por exemplo.

Arquivos

Ao filmar em 4k, a Sony A6500 faz vídeos em 100mbps. Quando grava em 1080, essa taxa baixa para 50mbps. Sua imagem é melhor em 4k por conta da compilação e conversão. Ainda que você pretenda finalizar o seu vídeo em Full HD, é ideal filmar em 4k.

Dica: Os arquivos da câmera podem pesar na hora da edição. Portanto, é necessário que você tenha um computador de configuração mais robusta. Às vezes, mudar de câmera quer dizer também mudar todo o seu setup de edição.

Extra aquecimento

Muito se fala sobre este modelo esquentar demais, mas é preciso dizer: a câmera só esquenta quando é sobrecarregada de trabalho em condições ruins e mais extremas. Portanto, basta tomar certos cuidados como acondicionar a sua câmera corretamente para evitar este tipo de problema.

 


 

Então por hoje ficamos por aqui. Essas são as principais funções que encontramos na câmera Sony A6500. Em resumo, este é um modelo mais compacto e que demanda certa adaptação para quem está acostumado com DSLRs convencionais. Além disso, é uma excelente câmera de entrada para o universo da Sony.

Não se esqueça de comentar aqui embaixo que câmeras você gostaria de ver o review aqui no nosso blog e no canal do YouTube. Até a próxima!

Deixe o seu comentário