CÂMERAS CATEGORIAS DICAS FILMAGEM REVIEW

REVIEW: CÂMERA SONY A7III

26 de dezembro de 2018

author:

REVIEW: CÂMERA SONY A7III

Fala galera! Hoje vamos falar sobre a câmera Sony A7III, um equipamento robusto que conta com sensor Full Frame e excelentes características para extrair imagens incríveis. Ela é um sonho tanto para videomakers quanto para fotógrafos.

Confira no OZI Tech #028 onde Maurício Fonteles fala sobre todas as funções e características principais da Sony A7III

Sony A7III: a melhor full frame para foto e vídeo?

A Sony A7III é considerada a melhor câmera híbrida do mercado, ou seja, ela funciona bem tanto para fazer fotos quanto para videos. Seu kit vem com a lente 28-70mm 3.5/5.6, que oferece alta qualidade e um range razoável, apesar de ser um pouco mais escura. Por outro lado, a câmera tem um bom desempenho de ISO. Essa combinação pode acabar funcionando muito bem.

GRIP

A Sony A7III tem uma pegada interessante com o tamanho ideal para quem faz vídeos em modo guerrilha, ou seja, direto com a câmera na mão. Portanto, essa característica é excelente para fazer movimentos mais ousados em câmera lenta, por exemplo.

ARMAZENAMENTO

Outro ponto interessante é que ela tem entrada para dois cartões SD, que podem ser configurados internamente na câmera. Isso quer dizer que você pode separar um deles apenas para fotos e outro para vídeos, ou ainda armazenar separadamente em RAW e JPG, por exemplo.

BATERIA

Neste ponto, a Sony A7III traz novidades, apresentando a bateria FZ100, com autonomia que oferece até duas horas de gravação de vídeo em 4K. Muito importante para quem trabalha em diárias inteiras com a mesma câmera.

CONTROLES

Tem controle de abertura e velocidade, com botões bem semelhantes aos outros modelos da Sony. Um ponto interessante é que eles mudaram o local do botão de gravação para maior segurança. Possui variação de controle de exposição na parte de cima, além do controle de modos onde você pode optar por manual, pré-definições, modo foto, entre outros.

ENTRADAS E SAÍDAS

Uma curiosidade é que a Sony A7III traz duas portas com aberturas individuais. A primeira delas traz entrada micro USB, USB-C, saída HDMI e uma saída para fone de ouvido, que ajuda a ter uma referência de áudio durante as gravações. A segunda abertura conta com a entrada para microfone externo.

VISUALIZAÇÃO

Bastante importante para filmagens em condições adversas, a tela da Sony A7III traz muito mais brilho. Isso quer dizer que você pode visualizar tudo com mais facilidade. Conta ainda com viewfinder eletrônico para uma referência com maior segurança.

SENSOR

A A7III traz um Sensor Full Frame EXMOR R CMOS com 24,2 megaipixels. O sensor permite filmar em 6K fazendo downscale para 4K. Conta com estabilização de 5 eixos interessante tanto para câmera na mão quanto para evitar trepidações, por exemplo.

Este é um sensor com muito boa extensão dinâmica (Dynamic Range), com 15 stops de latitude, oferecendo muito mais informação a cada imagem.

ISO

Para filmar em qualquer condição de iluminação, ela conta com ISO 100 até ISO 51.200. A A7III tem ainda a possibilidade de usar ISO ampliado em alguns Picture Profiles, que podem chegar cerca de 200.000.

FOCO

A câmera tem um autofoco incrível. Seu sensor tem 693 pontos de autofoco e um desempenho notável junto a lentes Sony. É possível utilizar lentes de outras marcas, porém pode variar muito em qual marca ou modelo o autofoco pode funcionar.

A função Eyefocus consegue focar e trackear o olho das pessoas, mantendo o foco cravado no olhar. Esta função só pode ser utilizada no modo foto.

CLEAR IMAGE ZOOM

Este famoso Crop de sensor permite que você amplie um pouco mais o range das suas lentes. É interessante por não alterar a qualidade, embora aproxime mais a imagem dando a impressão de estar usando outra lente.

OVERHEATING

Para produções mais longas, usar uma câmera que esquente com o tempo pode ser um problema. A Sony A7III traz um sistema mais maduro que evita o superaquecimento.

MENUS

Muita gente que acaba migrando para câmeras Sony pode acabar tendo problemas de usabilidade do sistema operacional da câmera. Por outro lado, este modelo tem uma organização um pouco melhor do que os outros modelos. Além de tudo, existe uma função de funções favoritas, para que você não se perca durante o uso.

PICTURE PROFILES

Os famossos picture profiles continuam basicamente os mesmos. Uma das novidades é a possibilidade de usar o Gama HLG (Hybrid Log Gama), focado em modos de filmagem HDR.

Impressões finais

Por fim, como você pôde ver a A7III é uma câmera super interessante e com diversas possibilidades. Em termos de valor, ela custa de R$ 10000 em sites como o Mercado Livre até R$ 13.600, caso você opte por comprá-la no site oficial da Sony.

Com uma qualidade indiscutível, é certamente uma câmera híbrida que representa bem tanto os fotógrafos quanto os videomakers. Super interessante para quem trabalha com casamentos ou cobertura esportiva, por exemplo.

E aí, gostou? Fique ligado no canal da OZI no YouTube para mais dicas e reviews como este. Até a próxima!

Deixe o seu comentário