CARREIRA CATEGORIAS CINEMA DICAS FILMAGEM ILUMINAÇÃO PRODUÇÃO

COMO RECRIAR LUZ NATURAL EM ESTÚDIO

6 de fevereiro de 2019

author:

COMO RECRIAR LUZ NATURAL EM ESTÚDIO

Olá, pessoal! Nós já falamos aqui algumas vezes sobre como a luz natural pode ser a melhor forma de gravar vídeos. Contudo, embora seja uma luz de excelente qualidade, depender somente desta iluminação pode ser um entrave na hora de gravar.

Não por acaso, os cineastas sabem exatamente como reproduzir a iluminação natural em um ambiente controlado, como num estúdio ou set de filmagem.

Neste vídeo abaixo, a diretora de fotografia Megan Stacey fala com Ted Sim sobre como recriar a aparência natural da luz do dia em um estúdio, incluindo como empregar suas qualidades únicas, como suavidade, cor e estilo. Confira abaixo (em inglês):

A luz do dia é linda, mas o material natural não é muito confiável. É por isso que quem trabalha com vídeos deve saber como fazer isso sozinho.

Como recriar luz natural em ambiente controlado

Vamos repassar as dicas de Stacey rapidamente.

Qualidade da Luz

A qualidade da sua luz é importante ao recriar a luz do dia para o seu ambiente interno. Quando dentro de uma sala, a luz do sol é agradável e suave em todos os cantos. Então, para recriá-la com suas luzes de estúdio de fonte única, você precisará também de um bom material de difusão.

Cor da Luz

A cor da luz costuma ser um ótimo indicador da hora do dia. As cores mais frias significam de manhã cedo, tarde da noite e noite, enquanto as cores mais quentes significam o final da manhã, dia e início da noite. Portanto, qualquer hora do dia que você escolher, verifique se a cor da sua luz está de acordo.

Tratamentos de janela

O que você vai colocar nas janelas da sua cena? Cortinas? Janelas simples? Seja qual você escolher, entenda que sua decisão afetará a qualidade e a forma da sua luz natural. As persianas podem criar feixes de luz interessantes, enquanto as cortinas transparentes difundem a luz e as janelas simples podem expor um plano de fundo que você não deseja que seu público veja.

Direção de Luz

Assim como com a cor, a direção em que a luz está vindo é um ótimo indicador da hora do dia. Quando o sol está baixo no céu, significa manhã (nascer do sol) ou noite (pôr do sol). Quando o sol está bem acima, isso significa que é meio-dia.

E aí, curtiu? Essas são dicas simples de luz natural que podem ajudar demais as suas produções. Você conhece alguma outra? Deixe aqui nos comentários. E náo se esqueça de seguir o canal da OZI lá no YouTube. Até a próxima!

Deixe o seu comentário