CÂMERAS CATEGORIAS DICAS FILMAGEM

CÂMERAS SONY: PICTURE PROFILES

6 de dezembro de 2018

author:

CÂMERAS SONY: PICTURE PROFILES

Olá, pessoal! Hoje vamos falar sobre os Picture Profiles das câmeras Sony. Estes presets de cor atuam nos níveis de contraste, saturação e cor da sua imagem, gerando resultados pré-prontos que podem ser bastante interessantes para facilitar a pós-produção.

Confira o OZI Tech #009, no qual Maurício Fonteles fala sobre cada um desses Picture Profiles e entenda como eles podem ajudar no seu trabalho como videomaker:

Os Picture Profiles das câmeras Sony

Em primeiro lugar, é importante lembrar que os Picture Profiles são presets exclusivos para câmeras Sony. No vídeo acima, mais especificamente, são apresentados os profiles da câmera Sony A6500, que também podem ser aplicados a outros modelos como a Sony A6300 e A7SII.

Essas configurações internas das câmeras Sony dizem como seu equipamento interpreta as cores. Como lida com a saturação, contraste e tudo mais o que estiver envolvido na composição da imagem. Os Picture Profiles inclusive influenciam diretamente no Dynamic range da sua câmera, ou seja, na diferença entre as baixas e altas luzes.

Veja abaixo a lista de Picture Profiles disponíveis nas câmeras Sony:

  • PP1 – Movie
  • PP2 – Still
  • PP3 – Natural
  • PP4 – Faithful
  • PP5 – Cine 1
  • PP6 – Cine 2
  • PP7 – Slog 2
  • PP8 – Slog 3 [S-Gamut3.Cine]
  • PP9 – Slog 3 [S-Gamut3]

A melhor recomendação para usar os Picture Profiles da melhor maneira possível é testar todas as configurações internas que eles possuem. Como Maurício pontuou ao final do vídeo, o preset que ele mais usa é o PP8 (SLOG 3 [S-GAMUT3.CINE]) com a variação para o Cine4, por exemplo.


Portanto, os Pitcure Profiles são uma excelente forma de economizar tempo de pós-produção. Isso porque eles trazem uma imagem que pode vir um pouco mais “pronta” para os seus vídeos.

A possibilidade de customizar os profiles conforme a sua necessidade dá uma abertura gigante para trabalhar. São infinitas combinações que podem trazer o resultado que você procura nas suas produções. Faça o teste com cada um deles e divirta-se!

E não se esqueça de seguir o canal da OZI no YouTube para receber muito mais dicas como essa. Até a próxima!

Deixe o seu comentário