ÁUDIO CATEGORIAS DICAS PRODUÇÃO

MONTANDO UM KIT DE ÁUDIO SEM FIO

6 de setembro de 2019

author:

MONTANDO UM KIT DE ÁUDIO SEM FIO

Fala pessoal! Uma das coisas mais importantes na hora de tocar a sua produção certamente é a gravação de áudio. Sabemos que é um aspecto essencial de toda produção profissional. De fato, um vídeo incrível com áudio ruim é muito pior do que ter imagens um pouco piores, com áudio excelente.

Portanto, geralmente é altamente recomendável ter um técnico de áudio experiente atuando no set. E mesmo que a maioria de nós tenha desenvolvido a habilidade básica necessária para sobreviver em nossas produções, sempre podemos atualizar nossa configuração solo para obter melhores resultados ou facilitar a vida na hora de transportar equipamentos.

O videomaker Caleb Pike, do canal DSLR Video Shooter criou recentemente uma configuração completa de gravação de áudio sem fio que pode ser extremamente útil e eficiente nesse sentido, pois visa exatamente tornar sua vida no set de gravação muito mais fácil.

Se você já gravou um vídeo, entrevista ou documento corporativo, é provável que saiba muito bem como podem ser complexas as instalações de fios. Dessa forma, você certamente vai gostar da ideia de ficar completamente livre de fios. Quanto mais limpo o setup de equipamentos, melhor para todas as pessoas envolvidas. Então, vamos detalhar tudo em alguns componentes:

Confira o vídeo detalhado abaixo (em inglês):

Como montar um kit de áudio sem fio

Bolsa

A Orca-28 Audio Bag foi projetada exclusivamente para profissionais de áudio. Você pode facilmente perceber isso pelas alças das correias que circundam o pescoço do operador da lança. A bolsa possui uma capa de chuva para proteger o equipamento e oculta uma estrutura central de alumínio. Isso fornece rigidez à bolsa inteira, tornando ela muito mais resistente.

Além disso, a bolsa possui várias opções para rotear cabos internamente, deixando o espaço interno limpo e fácil de usar quando você precisa acessar os controles do seu equipamento.

Kit sem fio

O verdadeiro coração dessa configuração é o Deity Connect Wireless Kit . É composto por um receptor principal e dois transmissores. Este é provavelmente um dos melhores kits que você pode encontrar no mercado neste segmento.

Se você está se aproximando do mundo dos equipamentos de áudio agora, já deve ter notado que o céu é o limite quando os preços dos equipamentos de áudio estão envolvidos. Contudo, esta é uma boa opção para quem deseja fazer um investimento sério em equipamentos sem se estressar.

Fora isso, ele foi projetado com as bolsas de áudio padrão em mente. Você certamente vai gostar do pequeno monitor LCD e os botões de controle todos localizados na parte frontal, oferecendo fácil acesso depois de guardados na bolsa.

O kit também contém muitos cabos e acessórios para se adaptar a praticamente qualquer tipo de conexão que você possa precisar.

A energia do kit vem da bateria interna, mas também possui uma entrada USB para carregamento externo. Um powerbank simples como os usados ​​para carregar smartphones pode manter o equipamento funcionando por algumas horas. Em sua configuração, Caleb mantém um receptor pronto com um microfone de lapela e o outro no boom com um shotgun, enquanto o receptor principal fica dentro da própria bolsa.

Boom

Neste configuração, o boom escolhido é da série K-TEK Avalon. Produzido em alumínio, a unidade é leve e resistente o suficiente, além de não flexionar muito. Dentro do corpo há um cabo interno que passa de cima para baixo, permitindo conectar seus microfones de maneira limpa e fácil. Além disso, está o microfone Shotgun Deity D3 Pro, que foi conectado ao segundo transmissor sem fio.

O microfone em si possui um botão para ajustes adicionais na parte de trás; portanto, se você estiver longe da bolsa, também poderá fazer pequenos ajustes no microfone. Coloque ele junto de um sistema quick-release, como o Gravity Microphone Quick Release Coupler e você terá um sistema que poderá se preparar rapidamente ou desmontar quando terminar com apenas alguns cliques.

Mixer

O sinal capturado do microfone passa pelo Deity e de lá é roteado para o Sound Devices MixPre-3. Este mixer é pequeno e, assim como o receptor Deity, possui um painel frontal muito confortável quando usado dentro da bolsa.

O mixer aceita duas entradas separadas em dois canais, exatamente o que é necessário para esta configuração de microfone. O requisito básico para um mixer é ter bons pré-amplificadores, e não podemos reclamar disso. A cereja do bolo é que o MixPre-3 pode até gravar internamente suas faixas!

Fones de ouvido

Para ficar totalmente sem fio, é necessário cortar outro cabo. Sim, esse dos seus fones de ouvido. Agora, o que a maioria das pessoas faria é obter um par de fones de ouvido Bluetooth e enviar o áudio para ele de alguma forma. O que temos aqui é um conjunto de Rode Wireless Go usado para obter a entrada em um par de fones de ouvido padrão, neste caso, o Sony MDR 7506.

Esses são clássicos para o monitoramento de áudio, como muitos engenheiros e técnicos de som fazem. Entretanto, Caleb propõe uma alternativa interessante utilizando um Rode Wireless Go, conectado diretamente ao MixPre-3 e pelo jack 3,5mm dos fones de ouvido da Sony. Ele adaptou ainda um encaixae para fixar o pequeno equipamento ao fone de ouvido.

Energia

Também vale a pena mencionar que todos os componentes desta configuração possuem baterias internas ou uma porta para carregamento USB. Para ligar tudo de um jeito simples, você pode ocultar na profundidade da bolsa um switch USB com saída lateral.

Dessa forma, você pode conectar todos os dispositivos ao hub, roteando um cabo nas aberturas da bolsa, um único powerbank, ou ainda melhor um adaptador de parede para situações mais estáticas.

Com essa configuração totalmente sem fio, você poderá gravar áudio em tempo real enquanto monitora o som ao mesmo tempo.

Além disso, lembre-se de que este kit inteiro não é muito barato. Apesar disso, está dentro do alcance da maioria dos usuários profissionais que desejam melhorar sua configuração de equipamento.

Então, vale a pena fazer a mudança para um setup sem fios? Pense em quantos inconvenientes você teve com cabos espalhados pelo set. Assim, a decisão de gastar esse dinheiro e ficar totalmente sem fio não seja tão difícil de tomar.

Espero que tenha gostado. Não se esqueça de acompanhar o canal da OZI no YouTube para receber atualizações, novidades e conteúdo relevante para videomakers. Até a próxima!

Fonte: 4k Shooters

Deixe o seu comentário