CATEGORIAS DICAS FILMAGEM PRODUÇÃO REVIEW

MONITOR ATOMOS SHINOBI 5,2″ 4K

19 de junho de 2019

author:

MONITOR ATOMOS SHINOBI 5,2″ 4K

Fala pessoal, tudo bem por aí? Em algumas produções mais robustas, você pode acabar tendo a oportunidade de usar um monitor de vídeo, para saber e visualizar exatamente como suas imagens estão saindo. Hoje, nós vamos falar sobre o Monitor Atomos Shinobi 5,2″ 4K.

Assista abaixo o review feito por Maurício Fonteles, onde ele fala sobre todas as funções e sobre as diversas funcionalidades deste equipamento. Dá uma olhada!

Conheça o Monitor Atomos Shinobi

Primeiramente, este equipamento possui uma tela de 5,2″, dando uma visão mais clara e com um bom nível de brilho, ideal para ser usado em externas. Pequeno e leve, ele funciona tanto ligado na tomada, quanto por uma bateria acoplada e suporta imagens em 4K.

Entradas e saídas

Com uma ótima conectividade, este modelo conta com uma entrada HDMI e uma saída para fone de ouvido, o que é muito interessante para monitorar áudio quando sua câmera não apresenta esta função, por exemplo.

Traz também entrada de cartão de memória para carregar os LUTs, os presets de cor. Um outro ponto observado por Maurício é a falta de uma saída HDMI para enviar o sinal para outra tela externa, como para um diretor, por exemplo.

Funcionalidades

Este monitor permite fazer uma boa leitura de scopes, ou seja, como está a sua exposiçao, cor, saturação e balanço de branco. É interessante notar como você tem diferentes tipos de visualização para estas waveforms, como você pode assistir acima.

  • Waveform
  • RGB Parade
  • Overlay
  • Vector Scope
  • Histograma
  • Focus picking
  • Zebra
  • False color
  • Contraste
  • Zoom
  • Formatos
  • Safe areas

Estas são ferramentas úteis para configurar o seu quadro e obter a melhor iluminação possível para as suas cenas. Todas elas possuem um menu interno para que você possa configurar da maneira necessária para a sua produção.

Além de tudo isso, você pode usar uma função embutida que permite usar diferentes ferramentas na mesma tela.

LUTs

Outro detalhe super importante deste monitor é a possbilidade de carregar LUTs. Isso funciona para ter uma boa noção de como a sua imagem final deve ficar depois do tratamento de cor. Você pode carregar até 8 LUTs diferentes para usar.

Para habilitar, vá até a parte de monitor para selecionar se você quer eles apenas ativos ou se quer aplicar na sua imagem.

Legal, diz aí! Por fim, para quem está interessado, vale a pena dizer que este pequeno notável custa por volta de R$ 2500. Dessa forma, em comparação a outros modelos, ele tem um valor relativamente mais alto, porém tem uma resposta muito boa, além de ser quase que completamente customizável para usar da forma que você preferir.

Como Maurício finaliza, talvez para fluxos de trabalho mais simples, de guerrilha, ele não seja a melhor opção, por conta de seu preço. E também porque existem modelos que podem atender essa necessidade gastando menos. O Monitor Atomos Shinobi funciona bem para produções mais robustas e complexas, onde os níveis de cor e luz estão sempre sendo testados e analisados a cada cena.

Então espero que tenha gostado. E fique ligado no canal da OZI no YouTube para receber muito mais conteúdos interessantes toda semana. Até a próxima!

Deixe o seu comentário