ÁUDIO CARREIRA CATEGORIAS DICAS PRODUÇÃO TUTORIAIS

MIXAGEM DE ÁUDIO NO PREMIERE

31 de março de 2019

author:

MIXAGEM DE ÁUDIO NO PREMIERE

Fala galera, tudo bem? Um dos processos que mais contam na hora de você finalizar o seu vídeo é a mixagem de áudio. Isso significa adequar os volumes de maneira que eles não se sobreponham em alguns momentos, nem fiquem imperceptíveis em outros.

Existe uma forma de fazer isso tudo de um jeito bastante prático. Em suas últimas versões, o Adobe Premiere trouxe um recurso chamado Ducking, com diversas configurações intuitivas que podem facilitar o seu trabalho na hora de mixar os diferentes áudios em sua produção.

No OZI Tools #014, Rodrigo Brant mostra como fazer o ajuste automático de volume usando o Ducking. Confira abaixo!

Como fazer mixagem de áudio no Adobe Premiere

Primeiramente, como você viu no vídeo acima, em muitos casos é possível ter áudios como diálogos, sonoras ou mesmo sons ambientes que precisam ser preservados. Isso tudo além da trilha sonora.

O recurso Ducking pode ser acionado pelo menu Window > Essential Sound.

Agora você já pode selecionar todos os áudios relacionados à fala e clicar em Dialogue. Uma nova janela vai aparecer mostrando algumas outras configurações. Ou seja, aqui você pode ajustar o volume dos clipes, se quem está falando é um homem ou uma mulher e mais.

Em seguida, basta selecionar o clipe da sua trilha sonora e clicar em Music. Na tela que aparece, existem alguns outros presets que você pode ajustar conforme a necessidade.

Então clique na caixa seletora Ducking. Isso vai habilitar novas opções. Deixe o ícone de diálogo selecionado, para que o Premiere possa trabalhar a sua trilha sonora em relação aos clipes que você indicou como diálogo na etapa anterior.

Aqui você pode ajustar a sensibilidade do áudio, nível de volume e tempo de transição entre os clipes.

Por fim, basta clicar em Generate Keyframes. Dessa forma, o Adobe Premiere vai criar os keyframes exatos em cada trecho que você identificou que necessitam dessa variação.

E pronto!

Simples né? Este recurso é uma mão na roda para fazer ajuste de áudio, especialmente em vídeos mais longos nos quais existem muitas variações entre as falas e trilha.

Uma dica final do Rodrigo é testar bem o recurso de fade. Afinal de contas, alguns tempos de transição podem acabar funcionando bem em alguns momentos e não se encaixar bem em outros.

Espero que tenha gostado dessa dica! Não se esqueça de se inscrever no canal da OZI no YouTube. Assim, você vai receber muito mais conteúdos interessantes como este. Até a próxima!

Deixe o seu comentário