CARREIRA CATEGORIAS DICAS PRODUÇÃO

19 MANEIRAS DE TRABALHAR A SUA CRIATIVIDADE

2 de outubro de 2019

author:

19 MANEIRAS DE TRABALHAR A SUA CRIATIVIDADE

Fala pessoal! Muitas vezes a nossa criatividade é vista como uma entidade que apenas algumas pessoas possuem, um dom! Entretanto, isso simplesmente não é verdade.

Toda pessoa tem algum grau de criatividade, mas muitas vezes não tem a oportunidade de prosperar ou o apoio necessário para se desenvolver.

Também pode ser cada vez mais difícil ser criativo depois de adultos quando nos deparamos com os compromissos e responsabilidades da vida. É por isso que é importante cultivar e nutrir nossas faíscas criativas quando elas aparecem e se expressar através delas.

Para as pessoas que ganham a vida com base na capacidade de serem criativas, como nós, videomakers, há um pouco mais de pressão envolvida e, às vezes, é difícil manter o ritmo.

Quer você chame de musa, inspiração, lâmpada ou faísca, às vezes ela simplesmente não aparece sempre que você precisa. Disso tudo, o importante é perceber que você não está sozinho, todo mundo passa por manchas secas e a pior coisa que você pode fazer é adicionar estresse ao problema.

Quando você está lutando para trabalhar a sua craitividade e seu cérebro simplesmente não entra em ação, você pode precisar de um pequeno impulso. Para ajudá-lo, veja abaixo a seguir ótimas maneiras de reacender sua criatividade.

19 maneiras de trabalhar a sua criatividade

1. Defina um alvo menor

Em primeiro lugar, quando estamos no início de um projeto, geralmente a parte mais difícil é começar. Enfrentar uma página em branco ou um espaço vazio pode ser intimidador, especialmente se você souber que trabalhará nela por um longo tempo.

Em vez de olhar para todo o projeto, defina um alvo menor. Talvez você escreva apenas 200 palavras, tire uma única fotografia ou edite uma única sequência. Depois de fazer isso, você pode fazer uma pausa e retornar mais tarde ou, mais frequentemente, excederá o seu objetivo original.

2. Defina um prazo

Ao invés de ficar esperando a sua musa inspiradora chegar, defina um prazo. CAso contrário você poderá perder tempo demais lutando com a sua criatividade. Quando você não tem outra opção a não ser criar, ficará surpreso com as pérolas que podem surgir sob pressão.

3. Estude seus ídolos criativos

Revise o trabalho de pessoas que você admira e deseja imitar. Talvez não sejam pessoas que trabalham no mesmo campo criativo que você.

Por exemplo, escritores e poetas podem encontrar inspiração na música, arte, escultura, moda ou até na natureza, a chave é explorar o que você considera excepcional e ver se isso reacende sua centelha.

4. Mantenha um diário

Muitas pessoas criativas acham que escrever em um diário todos os dias pode ajudar a manter a criatividade fluindo.

Dessa forma, apenas algumas centenas de palavras, de manhã ou antes de dormir, podem ajudar a concentrar sua mente nos eventos importantes que ficaram com você deste dia, ou no que você espera que este dia lhe traga.

5. Participe de um grupo de criativos

Uma das partes mais difíceis de ser uma pessoa naturalmente criativa em uma profissão criativa é o fato de que você costuma ficar sozinho por longos períodos de tempo.

Por que não participar de um grupo criativo, para que você possa conhecer pessoas parecidas e compartilhar suas idéias e batalhas profissionais? Você pode fazer isso on-line via Facebook, por exemplo, ou pode ainda encontrar um grupo de criativos em sua cidade.

6. Jogue jogos online

Quando suas habilidades de resolução de problemas são interrompidas, um simples jogo online pode ajudar a lubrificar as rodas novamente.

Se você gosta de Sudoku, um jogo de palavras cruzadas, jogos de corrida, apostas online ou paciência, reserve um tempo para focar sua mente em outro problema e você poderá se surpreender como isso poderá refrescar a sua criatividade.

7. Ouvir musica

A música demonstrou ser uma fonte fantástica de inspiração para criativos em qualquer campo. No entanto, embora alguns avisem que a música clássica possa ter um efeito mais calmante, é provável que ajude se você gostar de ouvir.

A música que você gosta e conhece bem (e não distrai) pode ser exatamente o que você precisa para voltar a trabalhar. Como alternativa, abra uma conta do Spotify e experimente novas músicas de um gênero totalmente novo. Isso pode ajudar a provocar novos pensamentos e desafiar seus sentidos.

8. Faça algum exercício

Tirando alguma pressão do cérebro e comece a trabalhar o corpo fazendo exercícios.

Pode ser tão simples quanto dar um passeio ou correr ao ar livre ou ir à academia, mas se colocar em um novo ambiente e liberar essas endorfinas pode lhe dar uma perspectiva totalmente nova.

9. Crie um mapa mental

Talvez você tenha muitas ideias e não consiga organizá-las em nenhuma estrutura significativa. Se for esse o caso, considere algum tipo de mapeamento mental.

Ao começar com uma ideia ou tema principal e permitir que os subtemas e conceitos relacionados se conectem naturalmente, você pode tropeçar e acabar perdendo o caminho da criatividade. Experimente serviços online como o Mural e encontre alguns modelos de mapeamento mental.

10. Experimente a escrita livre

A escrita livre pode ser um exercício libertador e divertido. Essencialmente, é deixar seu fluxo de consciência sair em palavras. Imagine que você está em uma aula da escola, com um professor à sua frente.

Se sua caneta parar de se mover na página ou seus dedos pararem de digitar, você falhará no teste.

11. Troque o meio

Algumas pessoas criativas mudam o meio com o qual trabalham para obter uma nova perspectiva. Por exemplo, um artista que geralmente trabalha com lápis pode tentar tintas ou carvão, ou um poeta pode tentar escrever um conto.

Às vezes, o novo meio pode destacar os desafios que você enfrenta no meio habitual para identificar o que está impedindo você, ou a mudança pode simplesmente agitar seus processos de pensamento.

12. Encontre um lugar tranquilo na natureza

A natureza tem sido a inspiração para os criativos desde o início dos tempos. Dedique um tempo e relaxe em algum lugar bonito onde você possa se reconectar com as flores, árvores e criaturas selvagens.

13. Mantenha um caderno de ideias

Muitas vezes, a inspiração pode atingi-lo em momentos estranhos quando você está fora, realizando suas tarefas diárias, por isso é uma ótima idéia manter um caderno e uma caneta ao seu lado o tempo todo.

Também é ótimo para rabiscar anotações ou rabiscos quando você tem alguns minutos de folga aqui e ali, nunca sabe o que pode resultar de rabiscos aleatórios. Se você encontrar um artigo ou imagem on-line que deseja manter, cole-o no Dropbox .

14. Visite algum lugar ocupado

As pessoas assistindo podem ser uma ótima maneira de obter inspiração.

Por que não ir a uma cafeteria, um parque ou evento público onde você pode se inspirar nos personagens que vê e nas interações que ocorrem entre eles? Leve seu caderno de ideias e veja o que acontece.

15. Desafie-se com uma nova atividade

Se você está preso a uma rotina ou tem uma rotina repetitiva, por que não sair e tentar algo novo? Novas experiências são a maneira perfeita de ampliar seus horizontes e geralmente podem fornecer novo material para aguçar a sua criatividade.

16. Vá a um evento

Você pode se surpreender ao descobrir que mesmo as comunidades menores realizam eventos criativos. De apresentações musicais e teatrais a leituras e recitais de poesia, você pode descobrir que mergulhar na criatividade pode lhe proporcionar uma vida totalmente nova.

Por outro lado, como alternativa, passear por uma galeria de arte ou museu também pode fornecer novas perspectivas.

17. Faça algo repetitivo

Concentrar a sua mente em uma tarefa repetitiva e simples pode ajudar a desbloquear a criatividade. Ou seja, tricô, limpeza da casa, triagem da gaveta das meias ou até dobrar a roupa. É provável que isso possa oferecer benefícios semelhantes às técnicas de meditação ou respiração.

18. Encontre-se com amigos ou família

Isso remete ao ponto do isolamento, mas entrar em conversas reais com outras pessoas pode ser uma ótima maneira de obter criatividade novamente. Tente encontrar-se para tomar um café ou almoçar com um familiar próximo ou um amigo.

Se possível, direcione a conversa para algo mais significativo, em vez de conversa fiada, para ver se você pode obter uma nova visão sobre um tópico ou as experiências de outra pessoa.

19. Use um gerador de ideias online

Existem vários geradores de ideias ou tópicos on-line. Embora muitos sejam destinados a escritores, ainda assim eles podem ser uma grande fonte de ideias para qualquer pessoa criativa.

*

Interessante notar, sobretudo, como algumas atividades simples como caminhar num parque podem ajudar na sua criatividae, não é? Algumas vezes nos pegamos impedidos de fazer algo por falta de criatividade ou por algum motivo que esteja bloqueando nosso fator criativo.

Por fim, espero que algumas dessas dicas possam ajudar a reconectar a sua criatividade. Ah, e não se esqueça de acompanhar o canal da OZI no YouTube para receber mais conteúdos interessantes e relevantes para a carreira de videomaker.

Até mais, pessoal!

Deixe o seu comentário