CATEGORIAS DICAS EDIÇÃO PRODUÇÃO TUTORIAIS

LINHAS-GUIA NO ADOBE PREMIERE

5 de junho de 2019

author:

LINHAS-GUIA NO ADOBE PREMIERE

Fala pessoal, tudo bem por aí? Muito provavelmente já deve ter acontecido com você de ter que trabalhar com lettering, legendas, ou outros tipos de texto ou objetos posicionados na tela. A falta de linhas-guia para alinhar estes elementos era um ponto negativo do Adobe Premiere, mas na atualização de 2019 este problema foi corrigido.

Assista abaixo no OZI Tools #021, onde Rodrigo Brant ensina como fazer para utilizar estas linhas-guia e conseguir alinhar seus textos e imagens dentro da tela de maneira simples e prática:

Como criar linhas-guia no Adobe Premiere

Em primeiro lugar, linhas-guia são essenciais para trabalhar elementos dentro do seu vídeo. É com elas que você vai alinhar, por exemplo, créditos de produção, ou o nome do entrevistado durante o vídeo.

Para isso, depois de criar sua timeline e seus elementos de texto, clique no sinal de + no canto da janela Program. Em seguida, é necessário selecionar duas opções:

  • Show Guides – para mostrar as linhas-guia da tela de trabalho;
  • Show rulers – para mostrar linhas criadas junto da régua.

Então, basta arrastar para a linha de comandos embaixo desta janela, como indicado no vídeo acima. Como você pode ver, ao clica em show rulers, o software mostra as réguas e permite criar linhas-guia para o meio do vídeo, ou seja, permitindo que você posicione seus elementos de acordo com as linhas. Ao clicar em show guides.

Margem de segurança

Além das linhas-guia, um outro recurso interessante e meio escondido do Adobe Premiere são as margens de segurança. Elas podem ser adicionadas da mesma forma que a régua e linhas-guia, mas seu funcionamento é relativamente diferente.

Ao clicar em Safe margins, vão aparecer as linhas de segurança. Elas eram utilizadas anteriormente para as TVs de tubo, que tinham uma linha de crop muito grande. Apesar disso, elas ainda podem ser utilizadas como uma boa maneira de organizar e alinhar seus elementos na tela.

E aí, gostou? Esse recurso é bastante simples, mas pode ser utilizado de diversas maneiras, alinhando seu texto, seus gráficos e até mesmo ter uma noção de movimento na tela. Outra idca interessante é testar as outras opções escondidas neste menu da janela Program. Pode ser que exista algum interessante para o seu trabalho.

Curtiu? Não se esqueça de acompanhar o canal da OZI no YouTube para receber mais conteúdos interessantes para o seu trabalho. Até a próxima!

Deixe o seu comentário