CARREIRA CATEGORIAS CINEMA DICAS

COMO TRABALHAR NA INDÚSTRIA CINEMATOGRÁFICA

23 de janeiro de 2019

author:

COMO TRABALHAR NA INDÚSTRIA CINEMATOGRÁFICA

Fala pessoal, tudo bem? Para quem está interessado em trabalhar com cinema, hoje vamos mostrar algumas formas de se dedicar inteiramente à indústria cinematográfica. Primeiramente, é importante dizer: não existe uma forma simples, mas existem diversas formas de chegar nesse mercado, este artigo busca relacionar algumas delas.

Para responder à pergunta: “como conseguir um trabalho na indústria cinematográfica?”, assista ao vídeo abaixo (em inglês), no qual Randy Carson fala sobre como conseguiu entrar neste mercado:

Conheça também algumas dicas do site Film Lifestyle sobre os segredos de como conseguir um trabalho na indústria cinematográfica:

FOCO NO SEU TRABALHO

Antes de qualquer coisa, é importante saber as diferenças entre os cargos de trabalho da equipe de filmagem e o trabalho como freelance geral. Imagine um produtor contratando sua equipe para um longa-metragem. Existem diversos departamentos para preencher e cada membro da equipe deve ter um papel específico.

Muitos cineastas novos cometem o erro de se inscrever no set de filmagem sem nenhum cargo específico. Eles se candidatam com o título geral de ‘Cineasta’ ou com uma mistura de funções no currículo, como “Diretor, Escritor, Editor”.

Quando você se candidata a uma posição em uma equipe de filmagem, certifique-se de focar na sua função. Por exemplo, você pode ser freelancer como cinegrafista, entretanto, para um longa-metragem, você pode se anunciar seu trabalho como Assistente de Câmera.

Outro exemplo: você pode estar aspirando a ser um diretor de cinema, indo de filmes independentes até ganhar a confiança em produções maiores. Um caminho alternativo é trabalhar em outras funções, dessa forma ganhando a experiência completa do set de filmagem.

Portanto, se você está se candidatando a um emprego como Assistente de Produção, remova o título do trabalho ‘Diretor’ do seu currículo. Você deve se candidatar ao trabalho que você está procurando e não ao que você aspira.

Pode parecer óbvio, mas a falta de foco é a principal razão pela qual as pessoas são rejeitadas na indústria cinematográfica. Uma equipe precisa de pessoas com experiência em cargos específicos.

POR QUE VOCÊ PRECISA DE UM CV?

Para o trabalho de freelancer geral, como cinegrafista por exemplo, pode ser que nunca tenham pedido seu currículo. Provavelmente você será contratado por conta do networking, ou pelo seu portfólio de vídeos.

Até que você seja conhecido o suficiente para ganhar recomendações, será solicitado que você mostre aos produtores um currículo.

Este currículo deve trazer o título do seu cargo no topo e uma lista com seus trabalhos já realizados. Caso você não tenha portfólio o suficiente, coloque a experiência anterior em seu currículo até conseguir alguns outros trabalhos.

Este currículo deve ser enviado com uma breve carta de apresentação ‘direta ao ponto’ via e-mail.

Na maioria das produções, o Produtor faz as contratações, contudo os chefes de departamento podem contratar seus próprios assistentes.

COMO ENCONTRAR EMPREGOS NA INDÚSTRIA CINEMATOGRÁFICA

As duas primeiras seções deste artigo são importantes se você deseja trabalhar em tempo integral em sets de filmagem. Você precisará de um trabalho específico e de um currículo. Seu currículo deve ter alguma experiência, especialmente se você está se candidatando a qualquer outra posição que não seja iniciante.

Por exemplo, um cinegrafista pode usar seu trabalho anterior para mostrar que pode ser confiável para uma posição de assistente de câmera.

Talvez você já tenha contatos que possam ajudá-lo a encontrar trabalho. Talvez seja um cliente anterior ou alguém com quem você estudou. Considere enviar a seus contatos atuais uma cópia do seu currículo informando que você está procurando empregos dentro dessa função.

Sites de emprego online são a sua segunda opção. Estas às vezes podem oferecer ótimas oportunidades. Por exemplo, um trabalho em um curta-metragem poderia levar a um emprego mais bem remunerado em um longa-metragem.

Se você entrar no círculo certo e se anunciar bem, um trabalho vai levar ao outro e você estará inserido completamente na indústria cinematográfica.

Quando você se concentra no seu trabalho, fica mais fácil contratar. Isso pois os produtores de filmes de longa-metragem estão à procura de pessoas em cargos de trabalho específicos.

Sua terceira opção são fóruns online e o lugar mais fácil para encontrar trabalho agora são os grupos do Facebook. Use a barra de pesquisa do Facebook para encontrar grupos de filmagem locais. Sua cidade local terá um grupo ativo no Facebook cheio de cineastas.

Pode haver empregos anunciados nelas, oportunidades de colaboração ou, no mínimo, uma chance de perguntar a outros cineastas onde eles estão encontrando trabalho no seu local.

TRABALHO CONSISTENTE

Nunca subestime filmes independentes de baixo orçamento. Ocasionalmente, trabalhos com grandes orçamentos vão ser adquiridos por meio de uma série de trabalhos e redes menores.

Para entrar nesses grandes conjuntos e montar um trabalho consistente, você precisa provar que as pessoas podem confiar no seu trabalho. Acesse sempre um punhado de sites de emprego de filmes e grupos do Facebook que anunciam trabalhos na sua área. O trabalho autônomo pode aparecer e desaparecer dentro de alguns dias, então verifique os sites regularmente e aplique-os a qualquer trabalho dentro de sua função de trabalho.

Outra dica é adicionar os membros da equipe de filmagem com quem você trabalha nas redes sociais, para que eles não se esqueçam de você e mantenham contato com diretores e produtores para os próximos projetos.

Levará tempo para montar sua carreira no cinema. Ao contrário de um trabalho convencional, o trabalho freelance em filmes levará alguns anos para dar o pontapé inicial. Isso significa competir em filmes, talvez ter outro emprego para pagar as contas por muitos anos antes de entrar em período integral.

É difícil dizer com precisão quanto tempo leva para chegar a trabalhar em tempo integral na indústria cinematográfica. Isso depende do seu cargo, da sua localização e da experiência anterior. Por meio da persistência você terá contatos suficientes para fazer disso um emprego em tempo integral.

ROTAS ALTERNATIVAS

Trabalhar em sets de filmagem é apenas uma maneira de trabalhar na indústria cinematográfica. Se você não deseja focar neste tipo de trabalho, exitem outros que podem ser encontrados em empresas de produção e estúdios de televisão, por exemplo.

Outra alternativa é começar seu próprio negócio. Tenho vários amigos que tiveram sucesso em administrar sua própria empresa, seja fotografando casamentos, filmes corporativos ou comerciais.

Para funções de trabalho mais competitivas, como Diretor ou Roteirista, você pode ter que seguir seu próprio caminho. Dessa forma, você poderá fazer seus próprios filmes ou escrever roteiros específicos para competições.

Tenha em mente que levará tempo para encontrar a carreira cinematográfica perfeita para você. Aprender sobre as diferentes opções de trabalho e entender que tipo de trabalho você gosta faz parte do processo.

Não há maneira certa ou errada de ter uma carreira no cinema. Continue fazendo experiências com o tipo de trabalho mais adequado a você e ao seu próprio estilo de vida cinematográfico.

Fique ligado no canal da OZI no YouTube para acompanhar mais dicas e até a próxima!

Deixe o seu comentário