CATEGORIAS DICAS FILMAGEM ILUMINAÇÃO PRODUÇÃO TUTORIAIS

VÍDEOS TASTEMADE COM ILUMINAÇÃO ZENITAL

15 de fevereiro de 2019

author:

VÍDEOS TASTEMADE COM ILUMINAÇÃO ZENITAL

Fala galera! Quem usa o Facebook ou o Instagram diariamente já viu em algum momento vídeos de canais como o Tastemade, Tasty Demais, entre outros. São receitas simples e deliciosas, que prendem a atenção do usuário do começo ao fim. Para gravar essas receitas, é utilizada uma iluminação chamada Zenital.

Esse tipo de iluminação permite ao videomaker fazer detalhes dos ingredientes e do preparo dos alimentos com precisão. Além disso, com a câmera próxima, é possível destacar cada parte do preparo de maneira atraente ao público.

No OZI Tech #017, Maurício Fonteles fala tudo sobre a Iluminação Zenital e como fazer um vídeo neste estilo para o seu projeto. Dá uma olhada!

Como fazer uma iluminação Zenital para criar vídeos como o Tastemade

Em primeiro lugar, esta é uma referência básica para criar vídeos com esse intuito. Como você pôde ver acima, Maurício fez uma demonstração de produtos que funcionou super bem com esta técnica. Para começar, você precisa posicionar a sua câmera voltada para o chão, ou para a sua mesa.

O próximo passo é configurar a sua iluminação. Neste caso, ele utilizou dois leds Amaran 672 em temperatura 5600 (daylight) apontadas para cima, em direção a um rebatedor. Isso tudo para gerar uma fonte mais difusa, grande que ilumine todo o seu plano.

Depois, você pode colocar uma luz superior em temperatura 3200, mais amarelada e marcada, para gerar uma intencional sombra na imagem. Esta é uma opção por questão estética, gerando sombra para um lado só.

Para finalizar a configuração da sua iluminação Zenital, configure sua câmera com balanço de branco em 4800. Dessa forma, você vai poder trabalhar com o contraste entre as luzes mais azuladas nas laterais e amarelada dos lados.

Uma dica final para este tipo de gravação é manter um monitor para visualizar exatamente como a imagem está sendo captada pela câmera e acertar qualquer problema. A iluminação Zenital é bastante simples de montar. Entretanto, dependendo do que você está filmando, podem acabar sendo necessários alguns ajustes pontuais.

Por fim, essa iluminação pode funcionar muito bem para gravar reviews de equipamentos, receitas ou mesmo qualquer outro tipo de vídeo que necessite de detalhes bastante próximos.

Então fique ligado no canal da OZI no YouTube para receber muito mais dicas como esta. Até mais, pessoal!

Deixe o seu comentário