ÁUDIO CATEGORIAS DICAS EDIÇÃO OZI VLOG PRODUÇÃO

FOLEY: RECRIANDO ÁUDIO

18 de janeiro de 2019

author:

FOLEY: RECRIANDO ÁUDIO

Fala pessoal, tudo bem? Quando você trabalha em produções com cunho mais autoral e cinematográfico, por exemplo, um trabalho bem interessante é o Foley. Ou seja, os efeitos de áudio criados para dar voz a determinados movimentos e cenas específicas.

Você já deve ter visto alguns estúdios de Hollywood que trabalham reproduzindo sons de chuva, fogo, folhas portas rangendo etc.

Como você poderá ver no OZI Vlog #329, o Foley pode ser feito em diferentes formatos e dispensa o uso de grandes estúdios e equipamentos caros. Assista abaixo!

O que é Foley e como utilizar nas suas produções?

Primeiramente, é simples de explicar. O Foley é o trabalho de criação de efeitos sonoros para produções audiovisuais, especialmente do cinema. É um trabalho bastante interessante que consiste me pegar determinadas cenas, decupar o material e recriar aqueles sons e detalhes específicos que podem ser encenados em sincronia com a cena.

Portanto, o trabalho consiste em recriar o som das cenas e usá-los de maneira sincronizada com a imagem. Como você pôde ver no vídeo acima, Maurício mostrou o processo de gravação do áudio de passos sobre folhas, simulando uma caminhada dentro de uma floresta.

Isso tudo foi feito utilizando um gravador Zoom H5 em uma área aberta, de um parque.

Por fim, vale ressaltar, o Foley visa ampliar os sons do seu vídeo de maneira artificial, porém em sincronia. Essa técnica está muito mais presente nas produções do que você pode imaginar. Muitas vezes ele é utilizado também para recriar sons que não ficaram perfeitos durante a gravação original. Isso quando estes sons precisam de destaque para ajudar a contar a sua história.

E aí, gostou? Foley não é exatamente um bicho de sete cabeças, não é mesmo? vale a pena testar, seja em uma produção sua, ou mesmo um trecho de filme. É uma boa forma de testar suas habilidades nesta área.

Espero que tenha gostado! Não se esqueça de acompanhar o canal da OZI no YouTube para receber mais dicas como essa.

Até a próxima!

Deixe o seu comentário