CARREIRA CATEGORIAS CINEMA DICAS PRODUÇÃO

FAÇA VOCÊ MESMO: FOLEY

12 de março de 2019

author:

FAÇA VOCÊ MESMO: FOLEY

Fala galera! Algumas semanas atrás falamos sobre o Foley. Esta é uma maneira super inteligente de dar destaque aos efeitos sonoros da sua produção, gravando cada trecho com cuidado. Existem pacotes de efeitos prontos também, caso você queira evitar esse trabalho.

De qualquer forma, a principal queixa com a compra de pacotes de efeitos sonoros é que você pode acabar encontrando os mesmos efeitos em outros vídeos com frequência. Não só isso, mas eles podem ter problemas de licenciamento restritivos que podem ficar muito caros. Os pacotes gratuitos? Bem, eles também são usados em demasia e geralmente não são exatamente o que você está procurando.

Então, por que não criar o seu próprio Foley?

Assista abaixo o vídeo do canal The Film Look, que ensina a criar em espaços pequenos um verdadeiro estúdio para produzir o efeito que você procura (em inglês):

Configure seu espaço

O primeiro passo para criar efeitos sem reverberar o eco é encontrar o ambiente certo para gravar. A dica principal aqui é: quanto menor a sala, menor o eco. Um closet com bastante espaço pode ser uma excelente saída, já que as roupas penduradas ajudam a atenuar o eco. Entretanto, se você não tem um closet em casa, vai ter que testar cada espaço batendo palmas, para ouvir o eco gerado no local.

Existem vários aplicativos que permitem medir o eco reverberado pela sala, para que você possa ver em números exatos qual quarto será o melhor. Dois exemplos são o RT da App AcoustiC (Android) e o ClapIR (iOS). Você o coloca no meio do seu quarto e bate palmas. O aplicativo medirá o “reverb” para que você possa ver qual sala é a melhor.

Escolha um quarto com carpete para ajudar a amortecer qualquer som. Caso você tenha pisos de madeira, você pode ir até a loja de ferragens local e pegar painéis de quebra-cabeças de espuma, para colocar na área que planeja usar.

Em seguida, cubra as paredes com cobertores, cortinas, toalhas, tudo o que possa amortecer o som. Cortinas blackout também são uma boa opção, pois podem ser colocadas em um suporte ou em uma base de PVC para criar um pequeno cubo dentro do seu quarto.

Alguns detalhes importantes

Após configurar as paredes do seu espaço, desligue aparelhos eletrônicos ou luzes desnecessárias. Esses equipamentos podem traí-lo com zumbidos de fundo que serão captados durante a gravação. O Film Look recomenda que seja usada uma grande bandeja de jardinagem, que você pode encher com sujeira, folhas ou outros itens de som e manter as coisas sempre organizadas. Você também pode colocar vários deles em uma grade com diferentes texturas para criar sons diferentes para pegadas, por exemplo.

Por fim, posicione o microfone em um tripé com braço retrátil. Isso para dar a possibilidade de elevar o equipamento a qualquer nível, incluindo posições extremamente baixas (ótimas para gravar pegadas).

Pronto, você já pode começar a gravar.

Enquanto estiver gravando, sempre tente fazer um “rascunho” de como o Foley é captado. Isso lhe dará um ponto de referência para misturar seu som perfeitamente e obter o equilíbrio correto com os efeitos sonoros.

Legal né? Gravar foley em casa pode ser uma excelente saída para baratear os custos da sua produção. Além de ser uma experiência interessante e bastante divertida.

Gostou? Não se esqueça de seguir o canal da OZI no YouTube para receber muito mais conteúdo e dicas como essa. Até mais!

Deixe o seu comentário