CÂMERAS CATEGORIAS DICAS FILMAGEM PRODUÇÃO

ESTABILIZADOR PARA SMARTPHONE

31 de maio de 2019

author:

ESTABILIZADOR PARA SMARTPHONE

Olá, pessoal! Aqui no blog da OZI nós já falamos algumas vezes sobre estabilizadores profissionais como Gimbals e muitos outros. Em outras oportunidades, nós também já demos dicas de como fazer, na sua casa, um suporte PVC para funcionar como Steadycam e um acessório extra de EVA para usar sua GoPro no Osmo Mobile.

Então o post de hoje vai unir estes dois mundos: o universo dos estabilizadores e do Faça você mesmo. Hoje você vai aprender a fazer um Gimbal com materiais simples e que pode dar os resultados que você procura gastando bem pouco.

Assista o vídeo abaixo do canal Cooph e entenda como montar este equipamento de forma bastante inusitada, porém bastante útil:

Faça você mesmo: Gimbal

Em primeiro lugar, vamos concordar: nem todo mundo pode começar investir em equipamentos comprando um Gimbal. Além disso, começar a sua carreira gravando do seu celular pode se tornar um pesadelo por conta da falta de estabilidade na imagem.

Ainda que você esteja interessado em comprar um Gimbal futuramente, pode ser uma boa montar o seu primeiro com material que você já tem em casa.

Como você pôde ver no vídeo acima, foram usados itens simples como latas de alimentos em conserva (ervilha, tomate ou milho, por exemplo); além de um rolo de pintura e uma cabeça de esfregão giratória, que pode ser facilmente encontrada no Mercado Livre.

Em resumo, você vai precisar de:

  • 3 latas de alumínio
  • 1 elástico
  • 1 cabeça giratória de esfregão
  • Fita adesiva
  • 1 rolo de pintura

Daí em diante, basta seguir as indicações do vídeo:

  1. Abra as latas em ambos os lados e faça uma abertura, como uma janela, em uma delas.
  2. Depois disso, basta unir as três com a fita adesiva.
  3. Encaixe o rolo de pintura dentro da lata do meio e a cabeça giratória do esfregão na ponta do rolo.

E pronto!

Agora basta colocar o celular na abertura de uma das latas e começar a gravar seus vídeos.

Obviamente, este Gimbal é extremamente artesanal. Isso quer dizer que talvez não seja exatamente ideal aparecer num set de filmagem profissional com um desses.

Contudo, pode ser uma boa experiência para testar como funciona um Gimbal e treinar seu olhar para as cenas que você pode acabar fazendo com um equipamento deste tipo. Além disso, ele pode surpreender em alguma necessidade.

Espero que tenha gostado. E não se esqueça de acompanhar o canal da OZI no YouTube para receber mais conteúdos interessantes relacionados ao universo audiovisual. Até a próxima!

Deixe o seu comentário