CARREIRA CATEGORIAS DICAS PRODUÇÃO

GRAVAÇÃO DE SHOWS AO VIVO: 6 ERROS QUE VOCÊ DEVE EVITAR

17 de março de 2019

author:

GRAVAÇÃO DE SHOWS AO VIVO: 6 ERROS QUE VOCÊ DEVE EVITAR

Fala galera! O assunto de hoje é gravação de shows ao vivo. Projetos neste sentido tem algumas particularidades que vão desde a escolha do seu equipamento até a sua postura durante a captação de imagem e áudio. Contudo, muitas vezes a gente acaba deixando passar algo.

Na série OZI Embaixadores, o videomaker Elcio Carvalho deu algumas dicas sobre erros que você deve evitar durante a gravação deste tipo de conteúdo. Assista abaixo:

1. Use lentes claras

Esta dica é essencial, especialmente quando você não sabe exatamente como será o esquema de iluminação próprio do show. Portanto, primeiramente utilize no mínimo lentes com abertura 2.8, porém de preferencia 1.4 ou 1.8, como sugere Elcio.

Além de garantir boas imagens para o show, essas lentes ajudam a trabalhar melhor com foco automático, ou contínuo e permitem desfocar o fundo, para evitar poluição visual das cenas. Isso serve tanto para quem usa DSLR quanto para quem usa câmeras Mirrorless.

2. Conheça os shows

Na hora de fazer a pré-produção, invista um tempo em encontrar como funciona o show que você vai gravar. É importante saber detalhes simples como quantos integrantes tem a banda, até detalhes mais técnicos como qual o momento do solo do guitarrista, por exemplo.

Entender o artista, o estilo e conhecer mesmo que superficialmente as músicas, pode fazer toda a diferença na sua gravação. Uma dica extra é encontrar o show no YouTube, para ter uma noção de como as coisas vão acontecer.

3. Filme muito

Não cometa o erro de economizar no REC. Quando gravar, procure registrar momentos decisivos e os tenha em grande quantidade no seu projeto. Dessa forma, você dá uma boa margem de escolha para o editor decidir quais os melhores planos. Então procure captar gestos, movimentos e coreografias.

Fique atento para registrar gestos, movimentos, coreografias e tenha um material bom o suficiente para ser lapidado na edição.

4. Use foco continuo

Uma dica bastante interessante é usar sempre este tipo de foco automático quando gravar shows ao vivo. Especialmente quando usar equipamentos estabilizadores, como gimbals, por exemplo. Dessa forma, você evita que seu material tenha cenas desfocadas e eleva o nível da sua produção. Preocupe-se apenas com o enquadramento e a movimentação de câmera.

5. Tenha sempre baterias e cartões adicionais

Esta é uma dica essencial para tanto para filmar shows, quanto para qualquer outro tipo de produção. É importante ter sempre acessórios extras, para que você não perca nenhum momento por falta de capacidade, ou autonomia de câmera. Uma dica adicional aqui é usar sempre baterias originais. Elas são muito importantes para manter a integridade da sua câmera e da gravação.

6. Tenha seu material sempre próximo

A última dica é um complemento da dica anterior. Ao gravar um show (especialmente quando vai fazer este trabalho sozinho), você vai entender que não terá tempo para sair de onde você está, a não ser que continue gravando. Ou seja, é imprescindível ter sempre por perto todos os seus equipamentos e acessórios, caso eles sejam necessários em algum momento. Uma sugestão é usar um cinto de utilidades, um colete ou ainda gravar acompanhado da sua mochila.

E aí, gostou? Por fim, gravar shows é um trabalho com diversas particularidades. Estas dicas vão ajudar demais no seu workflow , além de facilitar a vida do videomaker que se aventura neste tipo de gravação.

Em outra oportunidade aqui no blog nós também falamos de gravação de banda em estúdio, para quem se interessar por este universo.

Fique ligado no canal da OZI no YouTube e conheça a série OZI Embaixadores, com conteúdos interessantes e voltados para as mais diversas áreas da produção de vídeo. Espero que tenham curtido e até a próxima!

Deixe o seu comentário