ÁUDIO CATEGORIAS DICAS OZI VLOG PRODUÇÃO

8 BIBLIOTECAS DE MÚSICA PARA VÍDEO

1 de dezembro de 2018

author:

8 BIBLIOTECAS DE MÚSICA PARA VÍDEO

Olá, pessoal! Um dos pontos-chave na hora de editar vídeos é encontrar uma música para usar na trilha. Esta música precisa mais do que simplesmente ficar agradável junto da sua produção. Ela precisa ajudar a contar a história. Mas aí vem a pergunta:

Você sabe onde encontrar música para seus vídeos?

No OZI Vlog #216, Maurício Fonteles dá várias dicas sobre o assunto e fala sobre cada site onde você pode encontrar as suas trilhas. Confere o vídeo aqui embaixo:

YouTube Audio Library

Sim! Para quem não conhece, o próprio YouTube disponibiliza diversas músicas livres de direitos autorais para você usar nos seus vídeos. Exiete ainda uma biblioteca de efeitos sonoros anexa, para ajudar a incrementar suas produções.

Esta biblioteca foi feita para usar em qualquer vídeo no próprio YouTube, evitando problemas com gravadoras, produtores e direitos autorais, por exemplo. Apesar de limitada, como Maurício diz no vídeo, ela tem muitas opções para começar a pensar na sua trilha.

Free Sound

Este é na realidade um banco de efeitos sonoros. Contudo, ele também comporta algumas músicas também. Por ser um site colaborativo, ou seja, conta com a ajuda do público para ser atualizado, ele é bastante completo.

Um outro ponto é o fato dele ser mundialmente famoso, o que facilita encontrar sons do mundo todo disponibiliAdos pelos próprios usuários.

CC Mixter

Um dos grandes trunfos deste site é a categorização de trilhas instrumentais para vídeos em geral, para projetos comerciais e para video games. Ele oferece ainda um preview bastante simples e diversas opções de música.

Dica: para usar estes bancos de áudio com mais eficiência, salve todas as músicas que achar interessante, mesmo que não sirvam para o trabalho atual. Manter um banco de trilhas disponíveis no seu HD pode ajudar bastante no processo.

Free Music Archive

Também baseado em Creativr Commons, neste site você pode escolher gêneros musicais, acessar trilhas por artistas. Existem ainda arisitas que disponibilizam álbuns inteiros. Portanto, é um bom lugar para encontrar o que você precisa.

Freeplay Music

Ainda gratuito, este site oferece uma boa biblioteca de áudio. FAça ma busca pelas palavras-chave e acesse os previews de cada trilha.

Existe um botão “Add to cart”.. Porém, não significa que você terá de pagar por aquelas músicas, mas apenas assinar um termo de compromisso.

Jamendo

Uma espécie de rede social de música que funciona também como rádio online para artistas, o Jamendo tem ainda uma seção de música para vídeos com mais de 200 mil músicas royalty-free, ou seja, livres de royalties.

Esta seção tem temáticas específicas e busca por palavra-chave, por exemplo. Além disso, traz categorização por tópicos e gêneros.

Outra facilidade do site é que ele permite fazer download de uma versão em baixa qualidade, para que você possa testar antes de finalizar a compra. Ao coomprar, você pode ainda optar pela licença pessoal (para vídeos do YouTube), licença padrão para uso online, a large license, para uso em apps, rádio ou qualquer plataforma de maior audiência e a licença full scale, para uso ilimitado em qualquer plataforma.

Musicbed

O slogan destes site é “licensing relevant music”, ou “licenciando música relevante”, em tradução literal. No mesmo formato de categoria, gêneros e previews, este site oferece músicas de alta qualidade, porém por um valor bastante alto: a licença para cada música chega a custar $49 (cerca de R$200).

Claro que optar por músicas com um valor alto requer também um orçamento razoável que esteja de acordo.

Premium Beat

Este site oferece músicas de excelente qualidade, além de trazer uma ótima biblioteca de efeitos sonoros. Uma parte interessante deste banco de áudio é que ele oferece versões de 15, 30 e 60 segundos. Apesar disso, ele também traz um valor por volta de $50.


E aí, gostou? Faltou algum site que você conhece e não está na lista? Manda pra gente aqui nos comentários.

Escolher uma boa biblioteca de música e salvar trilhas de qualidade para usar em diferentes momentos é essencial para que você não perca tempo na hora de sonorizar seu conteúdo.

Espero que tenham gostado! Não se esqueçam de seguir o canal da OZI no YouTube para acompanhar muito mais dicas como essa. Até a próxima!

Deixe o seu comentário