AFTER TIPS CARREIRA CATEGORIAS DICAS PRODUÇÃO TUTORIAIS

5 EFEITOS BÁSICOS NO AFTER EFFECTS

23 de agosto de 2019

author:

5 EFEITOS BÁSICOS NO AFTER EFFECTS

Fala pessoal! Para quem está começando a se familiarizar com o After Effects, hoje vamos dar algumas dicas sobre efeitos básicos que você pode utilizar em suas composições e garantir animações de qualidade para vinhetas, aberturas, entre outros.

No OZI Tools #026, Francisco Catão fala sobre os principais efeitos que ele utiliza no software. Dá uma olhada:

Conheça 5 efeitos básicos para After Effects

Antes de mais nada, você deve acessar Composition > New composition para começar um novo projeto, ou ainda clicar Ctrl/Cmd + N. Escolha o nome da sua composição e, em seguida, as configurações padrão para vídeo, conforme citado no vídeo acima: 1920 x 1080, 24fps e com 5 segundos de duração.

Em seguida, crie um novo sólido por meio do caminho Layer > New solid ou pelo atalho Ctrl/Cmd + Y. Pronto, agora já podemos começar a trabalhar os efeitos para criar uma composição incrível para seu vídeo.

1. Gradient Ramp

Em primeiro lugar, vamos criar um fundo degradê para esta composição. Para isso, clique no canto superior direito, em Effects & Presets e digite Gradient Ramp (ou Degradê de Gradientes). Você pode clicar duas vezes sobre o efeito ou ainda arrastar para a sua tela de composição.

É importante lembrar também que além disso, você pode clicar na camada com o botão direito e selecionar o caminho Effect > Generate > Gradient Ramp para ter acesso ao efeito.

Agora basta ajustar as configurações da maneira que preferir. No vídeo, Francisco Catão cria um gradiente circular. Para isso, em Ramp Shape, selecione Radial Ramp. Clique em Swap colors para trocar as cores de lugar e altere a cor branca para um tom mais escuro, gerando um efeito interessante para o fundo do seu projeto.

2. Stroke

O segundo efeito é aquele que simula uma fonte se desenhando na tela. Para isso, primeiro crie o texto na tela e depois, no canto direito, clique em align e escolha as opções para o alinhamento central do seu texto.

Agora em Effects & Presets, selecione Stroke (Traçado). Depois de abertas as configurações do efeito, você precisa criar uma máscara para que ele possa funcionar corretamente. Para isso, selecione a Pen Tool para ativar a ferramenta e desenhe a máscara de acordo com a fonte do seu texto.

É importante criar a máscara de acordo com a escrita da fonte na tela, para criar um efeito interessante visualmente. Note no vídeo como ele trabalha com os chamados anchor points, para desenhar na tela exatamente seguindo os traços da fonte utilizada.

Depois basta clicar em All Masks, para usar todas as máscaras que você criou (caso a fonte não esteja com as palavras juntas, por exemplo). Agora aumente o valor de Brush size e agora basta animar.

Para isso, em End você deve colocar o valor 0,0% e depois clicar no relógio. Em seguida, na timeline, arraste o vídeo até 1 segundo, por exemplo e aumente o valor para 100%. Pronto!

3. Fill

Esse é talvez um dos efeitos mais simples de utilizar apontados neste vídeo. Fill (preenchimento) permite que você altere as cores de qualquer elemento que estiver utilizando em sua composição.

É bastante simples de usar. Basta procurar na aba Effects & Presets e depois clicar duas vezes no efeito para poder escolher a cor do preenchimento.

Esse efeito permite ainda que você anime essa cor, linkando ela a outro layer por exemplo. É portanto diferente de apenas alterar a cor do elemento, como você poderia fazer no caso do texto.

4. Gaussian Blur

Assim como nos outros softwares da Adobe Creative Cloud, o Gaussian Blur é uma forma de desfoque mais requintada e com estilo para as suas produções.

Ela é bastante simples de ser ativada, assim como os outros efeitos e permite que você utilize neste caso por exemplo para focar o texto durante sua revelação na tela, como mostrado no vídeo.

5. Drop Shadow

Por fim, vamos falar sobre um dos efeitos bastante utilizados em títulos: a sombra. Semelhante ao utilizado em softwares da Adobe Creative Cloud como o Premiere Pro e o Photoshop, a sombra projetada funciona como uma forma de dar mais visão às fontes e elementos na sua composição.

Por exemplo, usar uma fonte clara em um fundo igualmente claro, pode exigir que você utilize esse recurso, para dar leitura ao seu texto na tela.

E aí, gostou? Para finalizar é importante dizer que Francisco Catão acabou de regravar todas as aulas do curso da OZI Detonando no After Effects. A melhor maneira de você aprender a criar animações incríveis e incrementar as suas produções de vídeo.

Este é um bom começo para quem quer trabalhar com animações no After Effects da melhor forma possível. Espero que tenha curtido! Não se esqueça de acompanhar o canal da OZI no YouTube para receber muito mais conteúdos exclusivos. Até a próxima!

Deixe o seu comentário