AFTER TIPS CATEGORIAS DICAS PRODUÇÃO TUTORIAIS

EFEITO KARAOKÊ NO AFTER EFFECTS

4 de março de 2019

author:

EFEITO KARAOKÊ NO AFTER EFFECTS

Fala pessoal! Pegou um projeto que precisa daqueles gráficos de karaokê acompanhando a letra? Sem problema. Muitos vídeos musicais atualmente contam com essa técnica, especialmente os populares lyric videos. Hoje vamos apresentar uma maneira bastante simples de trabalhar com este tipo de gráfico no After Effects.

O único problema desta técnica de karaokê é que ela exige um grande tempo de trabalho e pode acabar se tornando entediante por conta do tamanho da letra da música, por exemplo. Contudo, a beleza desta técnica é que ela é extremamente versátil e customizável para qualquer projeto.

Para isso, o site Premium beat publicou um video tutorial bastante prático e elucidativo para quem precisa criar este tipo de animação. Confira abaixo!

Como criar efeito karaokê no After Effects

Passo 1 — Insira o texto

Em primeiro lugar, para usar o efeito karaokê vamos inserir uma camada de texto usando a Text tool. Este projeto será bastante simples, então deve consistir apenas na música e nas camadas de texto. Para visualizar as waveforms da música, selecione a camada e use o atalho LL. Quando puder ver a waveform, ouça a música e adicione marcadores nos momentos em que a letra começar e terminar, para servir como referência quando adicionar os keyframes.

Passo 2 — Adicione a cor principal

O segredo para fazer este efeito funcionar é usar animação. Para adicionar uma, clique no menu Animate. Como você pode notar, existem diversos atributos, mas o que você precisa alterar é a cor do texto. Selecione Fill Color > RGB e altere a cor para a que você quer. Agora sim o texto está pronto para ser animado.

Passo 3 — Animação

A animação de texto é acompanhada de um Range selector, que permite selecionar um range específico para aplicar ao efeito. Conta também com os atributos Start, End e Offset, oferecendo controle mais preciso da animação. Para criar um simples efeito de cor da esquerda para a direita, alinhe os keyframes utilizando o atributo End de 0 a 100, como na imagem.

Depois que tiver os keyframes posicionados, faça o ajuste fino do range selector. Para melhor corresponder o efeito a cada palavra, você pode colocar o indicador de reprodução em uma área específica da linha do tempo e, em seguida, arrastar manualmente o range selector no painel Comp. Isso deve adicionar um novo keyframe. Quando estiver satisfeito com o tempo da propriedade End, selecione todos os keyframes e aplique o Easy Easy por meio da tecla F9.

Passo 4 — Customização

É possível personalizar ainda mais a aparência das cores por meio do submenu Avançado do Range Selector. A animação padrão mexe com cada caractere de texto na tela, o que pode acabar não tendo a aparência desejada. Você pode também mudar isso excluindo os espaços entre os caracteres, ou mesmo animando cada palavra (ao invés de caracteres individuais).

Pronto! Agora basta replicar essa técnica para todas as frases da sua música, alterando o Range Selector conforme a necessidade. Como falamos no começo, é um trabalho árduo, dependendo da quantidade de letra na música que você precisa adaptar. De qualquer forma, é uma tarefa simples e que pode dar uma cara muito boa para a sua produção.

Espero que tenham gostado! Não se esqueçam de acompanhar o canal da OZI no YouTube para receber mais dicas e tutoriais interessantes como esse. Até a próxima, pessoal!

Deixe o seu comentário