CARREIRA CATEGORIAS DICAS OZI VLOG PRODUÇÃO

10 DÚVIDAS SOBRE PRODUÇÃO DE VÍDEO

19 de abril de 2019

author:

10 DÚVIDAS SOBRE PRODUÇÃO DE VÍDEO

Fala galera! Aqui na OZI nós recebemos diariamente muitas perguntas sobre o universo da produção de vídeo. Tanto de alunos, quanto de entusiastas, seguidores e pessoas simplesmente interessadas em aprender mais sobre audiovisual.

No vídeo abaixo, o OZI Vlog #396, Maurício Fonteles faz uma lista de perguntas interessantes enviadas no Instagram da OZI. São dúvidas que você pode acabar tendo em diferentes estágios durante seu trabalho como videomaker. Assista abaixo:

1. Como conseguir o primeiro cliente de edição de vídeo ou motion sem portfólio

Em primeiro lugar, é preciso definir aqui: este seu primeiro cliente, muito possivelmente pode ser um amigo seu, conhecido, ou ainda um contato profissional. Você pode oferecer seus serviços, ainda que não cobre esse primeiro trabalho. Contudo, é importante também saber que, mesmo que não seja remunerado, esse já se trata de um primeiro cliente. Então, faça um bom trabalho e comece seu portfólio este ponto.

Uma outra boa maneira de praticar e criar um portfólio bacana para atrair novos clientes é investir nos seus projetos pessoais. Coloque em prática aquelas ideias que você teve tempos atrás. Elas podem acabar se tornando uma ótima forma de treinar sua técnica, além de um bom portfólio para o seu trabalho.

2. Estou em dúvida entre os drones Phantom 3 standard e o Spark

Neste caso, estamos falamos de dois drones que oferecem qualidade de imagem bastante semelhante. Aqui, o critério de desempate será então o tempo de fabricação. Como o Spark é um modelo mais novo, é preferível que você acabe escolhendo ele.

3. Qual a melhor lente para gravar vídeos?

Bom, aqui temos uma pergunta bastante complexa. Afinal de contas, a lente que você vai usar depende muito do tipo de produção que você quer fazer. Ou seja, para vídeos de skate, por exemplo, é recomendável que se utilize uma grande angular estabilizada; ao passo que para eventos sociais à noite, você deve precisar de uma lente mais clara e com um pouco mais de desfoque, como a 50mm f/1.8.

A dica de Maurício aqui é bastante prática: procure, antes de mais nada, utilizar a lente do kit, que geralmente é uma 18-55mm ou 16-50mm. Caso você sinta a necessidade de uma segunda lente, procure usar a 50mm f/1.8, que funciona bem tanto para câmeras full frame quanto em câmeras crop.

4. Como gravar videos se você não tem jeito com a câmera

Este é um problema real que muitas pessoas acabam enfrentando. Como olhar para a câmera e falar tudo o que você quer passar sem perder a eloquência ou desenvolver todo o assunto.

Para treinar isso, use bastante seu celular como primeira câmera. Solte a mão e procure gravar vídeos que só você vai assistir por enquanto. Uma outra dica interessante é usar com vigor a função stories do Instagram. Ali, você poderá treinar como estruturar ideias rápidas ou mostrar algo. Um grande diferencial é que, nos stories, você não precisa necessariamente se preocupar tanto com a técnica, ou o visual e pode acabar focando apenas no que importa: as suas ideias.

5. Tenho uma Canon t3i há anos, vale a pena trocar? Por qual câmera?

Aqui temos uma dúvida comum entre quem está com o seu primeiro equipamento. A primeira pergunta que você deve fazer a si mesmo é a seguinte: seu setup está completo? Você tem um bom equipamento de captação de áudio, boa iluminação, tripé e acessórios extras?

Fazer vídeo não é apenas ter a melhor câmera. Os acessórios e equipamentos são essenciais para um resultado final que impressiona o público e o cliente. Muitas vezes, mudar a sua câmera pode acabar não mudando quase nada no resultado final. Procure primeiro testar lentes novas, que sempre são bons investimentos e verifique os novos resultados.

Caso você ainda queira trocar por uma câmera nova, Maurício recomenda a Sony Alpha A6300 e A6500, que são bastante versáteis e robustas apesar do tamanho reduzido.

6. Como fazer vídeo sozinho sem esquecer de nada

O segredo em gravar sozinho é deixar pronto um bom planejamento. Você precisa primeiro investir o máximo de tempo possível no processo de preparação (pré-produção) para saber exatamente o que fazer quando estiver dentro do set. Ter um checklist pronto para o dia da gravação pode ser essencial para não esquecer nenhum detalhe pelo caminho.

7. O que vcs acham da Canon T6?

Essa câmera é uma versão mais simplificada da Canon T6i. Um pouco mais frágil, porém, por outro lado também mais barata. Se você está pensando em gravar vídeos, talvez valha a pena segurar um pouco para investir numa câmera mais definitiva. Por exemplo, caso você precise fazer imagens noturnas, será necessário além de uma câmera com alta sensibilidade, de uma lente clara. Então talvez a T6 não seja tão interessante.

8. Protetor de vento pode ser usado em ambientes fechados?

Para quem não sabe, o windshield é um protetor de vento para ambientes externos. Se você não tem necessidade de usar, evite. Você pode acabar reduzindo algumas frequências indesejadas e alterando o som, ainda que levemente.

9. Quem nunca manuseou uma câmera consegue fazer um curso da OZI?

Excelente pergunta! Os cursos da OZI são feitos para quem está interessado em entrar na área de audiovisual. Se você já manuseou um celular para gravar algum vídeo, já é o suficiente. Fazer videos hoje é uma tarefa bastante intuitiva, entretanto, você precisa de técnica para fazer videos com real qualidade.

Então, se você está começando a se interessar agora, você consegue acompanhar o curso sem problemas.

10. Em media quanto tempo recupero dinheiro investido

O Curso de Produção de Vídeo da OZI foi criado com um preço acessível, justamente porque a ideia era fazer com que todo mundo que tivesse interesse pudesse entrar. O tempo com o qual você vai conseguir recuperar o dinheiro investido depende muito de você, mas em um ou dois freelas rápidos certamente é possível consegue recuperar esse investimento.

https://online.ozi.com.br/cursos/producao-de-video/

Quanta coisa interessante, né? Sim, a OZI está sempre aberta a receber novas dúvidas de seus seguidores, alunos e interessados. Então fique à vontade para enviar a sua mensagem seja aqui nos comentários, no canal do YouTube da OZI ou ainda lá no Facebook.

Espero que tenha gostado dessas dicas e até a próxima!

Deixe o seu comentário