CARREIRA CATEGORIAS DICAS EDIÇÃO FILMAGEM PRODUÇÃO

4 DICAS PARA SER UM BOM EDITOR DE VÍDEO

15 de maio de 2019

author:

4 DICAS PARA SER UM BOM EDITOR DE VÍDEO

Olá, pessoal! Ser um bom editor de vídeo significa muito mais do que simplesmente aprender todos os comandos do software. Existem muitos conceitos e conhecimento que um editor de vídeo precisa entender para saber contar a sua história de maneira adequada, chamando a atenção de seu público.

No OZI Tools #018, Rodrigo Brant faz uma reflexão sobre 4 pontos chave para alguém ser considerado um bom editor de vídeo. Acompanhe abaixo!

4 pontos para ser um bom editor de vídeo

Organização

Antes de mais nada, a organização reflete no seu trabalho como um todo. Manter o seu equipamento corretamente armazenado pode ajudar a encontrar acessórios na hora da gravação, assim como manter uma estrutura de pastas adequada pode ajudar a finalizar o seu trabalho no Premiere.

Este tipo de organização dentro do software de edição ou no seu disco de armazenamento permite que mesmo outras pessoas que possam vir a trabalhar em seu projeto entendam exatamente do que se trata. Além disso, caso seja você mesmo quem faça a edição, a organização lhe permitirá fazer refações e alterações muito mais rápido.

Narrativa

É bom sempre lembrar que todo editor é um contador de histórias. Todo vídeo vai ter um começo, meio e fim. Seja um videoclipe, um vídeo institucional ou uma propaganda, é necessário apresentar o desenvolvimento da sua história.

Muitas vezes esse é um processo que tem que ser criado na hora da edição. Ao ter uma visão macro da narrativa, você consegue chegar aos resultados que busca em equilíbrio com as expectativas do cliente de maneira mais inteligente.

Espírito de aprendiz

Aqui a regra é simples: nunca se mantenha em sua zona de conforto. Portanto, desafie seus instintos e seus conhecimentos. Tenha sempre a noção de que você pode aprender coisas novas. Os softwares e ferramentas para trabalhar com vídeo vão sempre se atualizar. Aprender novas maneiras de contar a sua história pode ter um impacto impressionante no seu trabalho.

Se manter aberto a novas possibilidades de aprendizado vai fazer você perceber alguns detalhes que passaram despercebidos e acrescentar muito mais ao seu know-how de editor de vídeo.

Não ter medo de errar

Este é um clichê bastante honesto. Isso porque a inovação só acontece a partir da ousadia. Algumas vezes, o cliente ou o trabalho que você está fazendo pode acabar sendo mais fechado e restrito. Contudo, sempre há lugar para inovar, seja com técnicas de gravação, edição ou na pós-produção.

Por fim, estes são pontos cruciais para ser um bom editor de vídeo. Existem muitos outros, é claro. De qualquer forma, se manter organizado, com o intuito de contar uma boa história, o espírito aberto para aprender coisas novas e deixar pra trás o medo de tentar são grandes dicas para um bom começo de conversa.

E você? Quais pontos você acredita que podem fazer um bom produtor? Deixe aqui abaixo nos comentários a sua opinião. E não se esqueça de acompanhar o canal da OZI no YouTube para receber mais dicas interessantes para o trabalho de videomaker.

Até mais, pessoal!

Deixe o seu comentário