CARREIRA CATEGORIAS DICAS PRODUÇÃO

5 DICAS PARA LIDAR COM O BLOQUEIO CRIATIVO

15 de março de 2019

author:

5 DICAS PARA LIDAR COM O BLOQUEIO CRIATIVO

Fala pessoal! Todo mundo que trabalha com conteúdo, com criatividade, em geral, em um momento ou outro pode acabar se deparando com o chamado bloqueio criativo. Esta é uma espécie de trava mental que acomete a todos que trabalham produzindo conteúdo.

Obviamente, existem algumas formas de lidar com esta condição. No OZI Embaixadores, Rafaela Tabosa dá cinco dicas super interessantes de como lidar com o bloqueio criativo para quem trabalha com produção de vídeo. Dá uma olhada:

Dicas para lidar com o bloqueio criativo

1. Respire fundo

A primeira dica é para relaxar. Afinal de contas, nenhum bloqueio dura para sempre. Nós estamos sujeitos a ele por diversos fatores externos e que, muitas vezes, não temos controle.

Portanto entender e respeitar a condição da sua mente antes de começar o trabalho pode ser definitivo para tudo dar certo no final.

2. Comece por onde der

Essa dica funciona bem para quem já tem uma determinada estrutura de trabalho. Por exemplo, Rafaela conta que prefere começar trabalhando o roteiro, que é por onde todo o trabalho dela parte para depois fluir naturalmente.

Pode ser que o seu ponto inicial seja a pré-produção, a visita técnica, as pré entrevistas. Entender por onde começar o seu trabalho para que ele prossiga sem grandes dificuldades é um ponto crucial para evitar o bloqueio criativo.

3. Faça uma lista

Quando tiver determinada a melhor forma de começar o seu trabalho, faça uma lista. Isso pode ajudar muito seu workflow, especialmente para não deixar nenhum ponto específico passando batido.

Ter esse checklist de produção e execução ajuda demais a montar seu trabalho de maneira prática, especialmente quando você está trabalhando sozinho.

Esta é também a hora de buscar referências para a sua produção e deixar tudo registrado.

4. Saia do lugar

Uma outra dica super interessante da Rafaela é arejar a cabeça. Sair do lugar onde você está e dar uma caminhada, ir escrever seu roteiro numa praça de alimentação, num espaço de coworking, num café, por exemplo.

Essa pequena mudança de ares pode ser o suficiente para engrenar o seu projeto.

5. Comece pelo operacional

Se nada disso acima deu certo, procure começar configurando seu equipamento. Já que você sabe exatamente os requisitos técnicos mínimos para produzir um vídeo de qualidade, nada mais justo que começar ajustando todos os equipamentos.

Além disso, adequar seu plano, iluminação e posicionamento dos personagens pode acabar dando ideias que você não tinha pensado antes.

Interessante não é mesmo? O bloqueio criativo pode ter diversas causas. Você pode estar com strees, com fome, com variações de humor, ou mesmo apenas cansado. Contudo, independentemente da sua condição, estas dicas podem ajudar você a sair do bloqueio criativo e, mais: produzir com a qualidade que você procura.

Espero que tenham gostado! Por fim, não se esqueça de seguir o canal da OZI no YouTube para receber muito mais conteúdos e dicas como esta. Até a próxima!

Deixe o seu comentário