CARREIRA CATEGORIAS DICAS FILMAGEM PRODUÇÃO

4 DICAS PARA USAR O LOW-ANGLE

15 de janeiro de 2019

author:

4 DICAS PARA USAR O LOW-ANGLE

Fala galera! Hoje temos algumas dicas cinematográficas para que você consiga dar o tom ideal em cada cena do seu projeto. O Low-angle (ângulo baixo, em tradução literal), pode ser utilizado de diferentes formas e gerar sensações também distintas.

Portanto, o low-angle é uma técnica comum no cinema. Entretanto, você sabe como fazer as melhores cenas desta forma? O site Premium beat relacionou 4 dicas excelentes para você testar sempre que possível.

Em outra oportunidade nós já falamos aqui no blog sobre os principais fundamentos da linguagem cinematográfica, com uma explicação sobre as técnicas e exemplos práticos.

Assista abaixo o vídeo do Studio Binder, com um pequeno compilado sobre o assunto (em inglês):

Cenas em low-angle são essenciais para um videomaker contar histórias. Uma cena em low-angle bem executada pode revelar partes obscuras da narrativa. Além de desenhar o estado emocional do personagem ou ainda criar uma certa tensão na história (sem usar quaisquer palavras).

Herói Sutil

Nem todas as cenas em low-angle precisam ser necessariamente extremas. Algumas das mais famosas cenas ficam posicionadas logo abaixo do olhar do personagem. Você inclusive pode ter passado batido por muitas delas, sem notar esta técnica sendo aplicada de maneira sutil. Mesmo sendo filmada pouco abaixo da linha dos olhos, este tipo de cena força o público a olhar o personagem de baixo para cima, causando uma sensação de admiração ou heroísmo.

Low-Angle Extremo

Por outro lado, uma cena em low-angle extremo é utilizada de maneira ousada por produtores. Dessa forma, garante que o efeito seja impactante e único no público. Como você pode ver nesta cena de Esqueceram de mim 2, a técnica pode ainda simular a perspectiva de uma criança. Ou seja, ela pode gerar uma sensação de heróísmo, ou mesmo causar medo.

Low-Angle Dolly Push

Se você quiser elevar suas cenas em ângulo baixo, usar um dolly é um ótimo ponto de partida. O Dolly push é um movimento de câmera impulsionado por um slider de câmera específico para esta tarefa. Diversos filmes já usaram a técnica para introduzir personagens-chave ou mesmo aumentar a carga dramática. O Dolly push de low-angle é ideal para diálogos que precisam de certo peso.

Cenas de lugares

Um dos usos mais comuns para o low-angle são as cenas que mostram locais. Você pode usar esta cena para mostrar ao público uma construção, como uma casa ou um prédio pela primeira vez no seu filme.

Por fim, uma cena low-angle pode ter diferentes abordagens e perspectivas e pode transmitir uma ampla gama de emoções para o público de maneira ousada ou sutil, com ou sem movimento. Independentemente disso, estas cenas fazem parte da história do cinema, sendo utilizada em momentos bastante emblemáticos

Um plano de baixo ângulo perfeitamente executado pode ser exatamente o que você precisa para o seu próximo filme ou projeto de vídeo.

Espero que tenha gostado das dicas. Fique ligado também no canal da OZI no YouTube para ver mais conteúdo relacionado à produção de vídeo e até mais!

Deixe o seu comentário