ÁUDIO CARREIRA CATEGORIAS DICAS PRODUÇÃO

3 DICAS PARA GRAVAÇÃO DE SOM ESTÉREO

19 de março de 2019

author:

3 DICAS PARA GRAVAÇÃO DE SOM ESTÉREO

Fala pessoal! Gravar áudio estéreo pode ser um desafio para a sua produção. O site Premiumbeat fez uma lista de técnicas de gravação simples que você pode usar para incrementar o áudio. Estas dicas são para quem busca versatilidade de gravação para a sua produção, porém sem gastar muito e sem necessidade de equipamentos muito luxuosos.

Em primeiro lugar, a gravação estéreo é uma maneira incrível de aumentar a imersão do seu projeto. O ouvido humano funciona como um canal esquerdo e direito. Portanto, o uso de um design de som neste sentido atrai um espectador em imagens ainda mais do que bem filmadas.

Com a popularização de equipamentos de gravação de som de qualidade, você pode capturar som estéreo de maneira muito mais acessível. O episódio 101 do canal Deity Microphones recentemente fez um vídeo mostrando três técnicas para gravar estéreo de qualidade, usando apenas dois microfones. Dê uma olhada (em inglês):

Gravação Estéreo XY

Primeiramente, vamos falar da configuração XY. Você terá dois microfones direcionais supercardioides configurados em um padrão “X” um em cima do outro. Certifique-se de que cada microfone esteja diretamente na linha. Cruze os equipamentos em um ângulo de 90 a 130 graus para capturar toda a gama de som.

Padrão X

Essa configuração é ótima para gravação foley ou interna, já que não deixa buracos ou lacunas na sua área de gravação.

Gravação Estéreo ORTF

ORTF é basicamente o oposto da gravação estéreo XY. Neste caso, você deve usar os dois microfones a uma distância de 17cm, em um ângulo de 110 graus. Dessa forma, a captura estéreo será muito mais ampla, permitindo gravar áudio em externas com maior qualidade.

Em um clipe de um parque, por exemplo, onde o lado esquerdo é uma criança com sua família e o lado direito é um cachorro brincando, este estilo de gravação cumpre bem o papel. Ou seja, ele deverá situar o espectador em um sistema de som estéreo, colocando-o entre os dois sons.

Gravação Estéreo Binaural

A gravação binaural é um estilo não-convencional de gravação. Neste caso, você estará realmente colocando microfones em seu ouvido e usando a acústica de seus tímpanos para gravar o som. Soa estranho? Confira abaixo a explicação super completa do canal The Verge (em inglês):

Atualmente, existem microfones preparados exclusivamente para esta finalidade que gravam exatamente como um ser humano deveria ouvir. É uma técnica muito divertida de se experimentar e funciona bem para diferentes finalidades.

E aí, gostou? Realmente, gravação de som estéreo é simples. Contudo, com estas dicas servem para você aprimorar ainda mais o trabalho de som para as suas produções. Por fim, não se esqueça de ficar ligado no canal da OZI no YouTube para receber muito mais dicas e conteúdos interessantes para o universo do audiovisual. Até mais!

Deixe o seu comentário