CARREIRA CATEGORIAS DICAS EDIÇÃO PRODUÇÃO

ADOBE PREMIERE: 8 DICAS AVANÇADAS

8 de janeiro de 2019

author:

ADOBE PREMIERE: 8 DICAS AVANÇADAS

Fala galera! O Premiere Pro CC é uma das plataformas de edição mais poderosas e de alto desempenho disponíveis no mercado. O software contém uma infinidade de recursos e ferramentas satisfazem mesmo os criadores de conteúdo mais exigentes. Independentemente da complexidade de seu projeto.

O experiente editor de vídeos Notian Sans do site Learn How To Edit Stuff mostra oito dicas e truques extremamente eficazes do Premiere Pro CC que podem ajudar a acelerar a edição de seu vídeo em pouco tempo. Assista abaixo (em inglês):

8 dicas avançadas para Adobe Premiere Pro CC

1. Corte de áudio com precisão

Primeiramente, quem já trabalhou com áudio no Premiere sabe que o software limita ajustes do clipe a um quadro. Isso dificulta fazer cortes em momentos específicos ou quando a sincronização perfeita de áudio e vídeo.

Para solucionar isso, clique com o botão direito do mouse na linha do tempo e selecione Show Audio Time Units. Este truque permitirá ajustar a duração do áudio com base em unidades de tempo, ao invés de quadros de vídeo.

Ou seja, com os audio time units, você poderá visualizar a onda de áudio quase que microscopicamente. Isso permite fazer uma sincronização de áudio mais precisa.

2. Mudar clipes de lugar

Outra técnica explicada por Sans envolve a movimentação dos clipes de vídeo. Ao reposicionar clipes em camadas diferentes, muitas vezes os editores acabam os colocando acidentalmente sobre um já existente (mesmo com a função snap, o imã, selecionada).

Em vez de usar o método tradicional de arrastar e soltar para mover, você pode selecionar o clipe e usar as teclas Alt + Seta para cima / para baixo. Dessa forma, é possível gerenciar melhor a posição de seus vídeos. Isso ajuda você a manter sua linha do tempo mais organizada.

3. Pancake Timeline

Além disso, Sans sugere outra técnica chamada Pancake Timeline, na qual você pode usar duas ou mais timelines simultaneamente. Essa técnica pode ser extremamente conveniente para trabalhar a sua sequência principal junto com a timeline específica de inserts e coberturas, por exemplo.

Em vez de alternar entre as linhas de tempo principal e b-roll, você pode simplesmente selecionar a guia da segunda linha do tempo. Faça isso segurando e arrastando a guia até a parte superior da janela da linha de tempo existente. Ao fazer isso, você pode alternar facilmente entre suas seqüências e transferir clipes de uma linha de tempo para outra.

4. Efeitos de áudio e vídeo Master

Outra técnica descrita no vídeo refere-se ao uso do Master Audio e Video Effects. Ao aplicar o mesmo efeito a todos os seus videoclipes, é muito comum copiar e colar atributos. No entanto, se um parâmetro precisar de ajuste imediato, o editor terá que remover todos os atributos do clipe e repetir o processo de copiar e colar.

Para evitar isso, você pode aplicar efeitos diretamente à faixa principal de áudio e vídeo da sua sequência. Isso pode ser feito alternando para as propriedades localizadas na parte superior dos controles de efeito ou do painel de cores Lumetri. Logo abaixo da aba Lumetri / Effect Controls, clique no botão Master *[nome do clipe selecionado].

Da mesma forma, você pode fazer ajustes na faixa de áudio principal acessando Window> Audio Track Mixer. Dentro do mixer, clique na seta na parte superior esquerda da tela chamada Show / Hide Effects and Sends. Quando aplicar um efeito nessa área, todos os clipes da faixa serão afetados, poupando ainda mais tempo.

5. Monitor na vertical

A próxima dica não é necessariamente exclusiva para o Premiere Pro CC. Na configuração pessoal de Sans, ele tira proveito de um monitor vertical, já que isso facilita muito a navegação pelos compartimentos de clipes. Para replicar sua configuração, clique duas vezes em uma pasta na caixa do projeto. Em seguida, arraste a janela do compartimento para o monitor vertical e amplie a janela para caber na tela.

6. Habilitar / Desabilitar clipes

Se você estiver trabalhando em uma entrevista com várias câmeras, o próximo truque talvez seja o certo para você. Ao tentar adicionar clipes, verifique se um clipe se ajusta ou não à sua edição, ativando ou desativando apenas aquele trecho, não uma faixa inteira.

Para usar esse recurso, vá em Edit> Keyboard Shortcuts e use a barra de pesquisa. Procure a função Enable e atribuir o recurso ao seu atalho desejado.

7. Encontre a origem de cada clipe

Como editor, você pode achar complicado procurar um clipe que já esteja sendo usado na linha do tempo. Portanto, para localizar rapidamente o clipe origem, selecione o trecho na linha do tempo e pressione a tecla F. O Premiere Pro CC abrirá o vídeo no monitor de origem, permitindo que você execute ações como extrair diferentes partes do clipe ou atribuir vários pontos de entrada e saída.

8. Alt para duplicar

O truque final explicado pelo editor é um método simples e eficiente de copiar e colar. Ao invés de usar a técnica Ctrl+C / Ctrl+V, você pode clicar em um clipe, manter pressionada a tecla alt e arrastar para uma área diferente de sua linha do tempo, então duplicando o clipe.

E aí, curtiu? Por fim, essas são dicas avançadas e super interessantes para quem já trabalha com edição e precisa aprimorar o workflow no Adobe Premiere CC. Qual o seu truque favorito no Premiere? Comente abaixo! E não se esqueça de acompanhar o canal da OZI no YouTube para conhecer muito mais dicas. Até a próxima!

Deixe o seu comentário