CATEGORIAS DICAS EDIÇÃO PRODUÇÃO

DESFOQUE/CENSURA NO ADOBE PREMIERE

31 de janeiro de 2019

author:

DESFOQUE/CENSURA NO ADOBE PREMIERE

Fala pessoal! Antes de mais nada, uma pergunta: vocês já assistiram Largados e Pelados? Bem, esse é um programa de reality show produzido pela Discovery Channel. Em cada episódio um casal é largado em um ambiente selvagem sem comida, sem água e sem roupas. Claro que eles aparecem com o desfoque de suas partes íntimas, para que o programa possa ser exibido em horário comum na TV.

Hoje vamos compartilhar aqui um tutorial bem simples, mas que pode acabar salvando a sua produção. Assim como neste reality show, alguns materiais de divulgação não permitem que as pessoas apareçam no vídeo sem uma autorização. Para driblar essa restrição, você pode usar o blur para causar um efeito de desfoque/censura na face ou mesmo em toda a imagem de determinado personagem que aparece na gravação.

No OZI Tools #008, Rodrigo Brant ensina como aplicar rsta técnica de maneira bastante prática. Dá uma olhada aqui embaixo!

Como criar efeito de desfoque/censura no Adobe Premiere Pro CC

  • Em primeiro lugar, selecione o clipe e acesse o box de efeitos.
  • Coloque “blur” na busca e encontre o efeito gaussian blur, característico deste desfoque/censura. Arraste para o seu clipe.
  • Em Effect Controls, crie uma máscara e coloque ela exatamente onde você quer sua censura.
  • Em Mask Opacity, coloque 100%.

Dica: não se esqueça de deixar a máscara um pouco maior do que o objeto, para que o efeito possa funcionar corretamente.


  • Agora você pode trabalhar detalhes para suavizar o efeito utilizando os campo Mask Feather e Mask Expansion.
  • No próximo passo, você precisa apenas fazer com que o desfoque/censura apareça quando a imagem estiver em movimento. Para isso, basta clicar no botão de “play”, em Effect Controls. Isso vai ocasionar o rastreamento automático da sua máscara.

E pronto, sua censura com desfoque já foi inserida no vídeo.

Simples não é mesmo? Claro que, em alguns casos, pode ser que a censura acabe não se movimentando junto com o personagem ou objeto, ou que trave em algum instante.

No geral, para resolver estes casos é possível aumentar a área da máscara, para que a censura seja encaixada com maior perfeição.

Espero que tenha gostado deste pequeno tutorial. Não se esqueça de seguir o canal da OZI no YouTube para acompanhar muito mais dicas e novidades super interessantes para quem produz vídeo. Até mais!

Deixe o seu comentário