CATEGORIAS CINEMA DICAS EDIÇÃO PRODUÇÃO

CRÉDITOS FINAIS NO PREMIERE

29 de maio de 2019

author:

CRÉDITOS FINAIS NO PREMIERE

Fala galera! Quem começa a trabalhar com vídeo, sempre acaba tendo vontade de aparecer nas letras miúdas dos créditos finais. Isso funciona para mais do que satisfazer o seu próprio ego, mas também para mostrar o seu know-how no mercado.

Como você bem deve saber, manter um portfólio bom e atualizado é bastante importante para que mais jobs possam surgir e para que você possa aprimorar mais o seu trabalho. Hoje vamos aprender como colocar créditos naquele seu trabalho. Seja no seu filme, videoclipe, ou mesmo em qualquer outro tipo de produção.

Assinar a sua obra e creditar as pessoas certas é indispensável para que seu fluxo de trabalho continue rolando. Portanto, sem mais delongas, assista abaixo o OZI Tools #020, onde Rodrigo Brant ensina um pouco desta técnica e fala sobre como você pode usá-la em seus vídeos.

Assista o vídeo abaixo:

Como inserir créditos no Adobe Premiere

Antes de mais nada, existem duas maneiras de criar seus créditos. Elas consistem nos dois modelos de ferramenta de texto e são bastante simples de usar, exigindo apenas algumas configurações simples para que funcionem corretamente. Dá uma olhada:

Nova ferramenta de texto

Neste caso, em primeiro lugar você deve selecionar a ferramenta texto e inserir cada função e nome relacionado à sua produção. Neste momento, você deve escolher também a melhor fonte e tamanho, considerando o fundo preto onde os créditos vão aparecer.

Em seguida, clique no relógio em Position para marcar o ponto de partida do seu texto e onde ele deve terminar. Lembrando também que aqui você deve alterar apenas os valores de altura. Coloque primeiro o texto abaixo do quadro e depois ao final do quadro, na parte superior.

Agora basta alterar a velocidade/duração para dar melhor leitura, ou deixar da maneira que você quer que os créditos rolem. Neste momento é possível também inserir uma imagem para aparecer ao final dos créditos, como acontecem nos filmes.

Modelo antigo da ferramenta de texto

A segunda maneira de colocar créditos ao final do seu vídeo é utilizando a antiga ferramenta de texto do Adobe Premiere. Como você pôde assistir acima, ela está um pouco escondida no software. Entretanto, para acessá-la, basta clicar em File > New > Legacy Title.

Basicamente, a diferença é que essa ferramenta abre uma nova caixa para trabalhar todo o texto e depois cria um arquivo para ser usado na sua timeline. Ela também possibilita, por exemplo, colocar a imagem fluindo junto do texto.

Então, crie uma caixa de texto (sempre dentro dos limites de segurança que o software mostra) e insira o conteúdo dos créditos. Em seguida, clique na opção Crawl/Roll e selecione Roll. Mantenha também selecionadas as opções Start e End Off Screen, para que o texto comece e termine fora da tela.

Para inserir a imagem, arraste a caixa de texto para baixo até exibir o final dos créditos, clique com o botão direito e selecione Graphic > Insert Graphic. Escolha a imagem e posicione junto dos créditos. Você poderá notar que ela se move junto com o texto, ao movimentar a barra de rolagem.

E pronto!

Legal né? Colocar os créditos nas suas produções é bastante simples e pode dar uma cara muito mais profissional, dependendo do trabalho. Espero que tenha gostado! Não se esqueça de se inscrever no canal da OZI no YouTube para receber muito mais conteúdos interessantes como este. Até mais, pessoal!

Deixe o seu comentário