CATEGORIAS DICAS OZI VLOG

CORREÇÃO DE COR NA PRÁTICA

28 de maio de 2018

author:

CORREÇÃO DE COR NA PRÁTICA

Olá, pessoal! Hoje o assunto é correção de cor para as suas produções.

O tratamento de cor pode ser feito com qualquer software e de maneira bastante simples, variando apenas de acordo com o resultado que você procura.

Neste post, você vai descobrir como ajustar os seguintes parâmetros:

  • Exposição;
  • Contraste;
  • Tonalidade;
  • Saturação.

No OZI Vlog #202, Maurício Fonteles dá algumas dicas práticas sobre o tratamento de cor para os vídeos e como você pode fazer para configurar melhor todos os principais aspectos das imagens:

Primeiramente, para este vídeo foram usadas as seguintes configurações de câmera: ISO 1000, abertura f/3.5 e velocidade 1/50.

Além disso, foi utilizado o perfil de cor Cinestyle, ou seja, imagens sem muito contraste ou saturação, uma forma ideal para ajustar as cores com uma gama maior de possibilidades.

Exposição

Aumentar a exposição, significa na prática ter níveis mais claros. Ao baixar o nível, o software deixa o vídeo mais escuro, com pretos mais proeminentes.

Contraste

De maneira bastante simplificada, esta é a diferença entre as partes altas e baixas do vídeo, ou seja, entre o branco e o preto. Um vídeo com bastante contraste é um vídeo que tem uma distância muito grande entre as partes claras e escuras.

Tonalidade

O vídeo acima estava no padrão daylight, um setup para luz do dia. Você pode deixar a imagem mais quente aumentando os tons de amarelo ou laranja. Ou ainda “esfriar” o vídeo, ao passo que você ajusta para uma cor mais azulada.

Saturação

Por fim, esta é a intensidade de cores que você tem no vídeo. Como o perfil Cinestyle filma com menor saturação, a ideia é compensar isso no software. Repare que sem saturação nenhuma, o vídeo fica preto e branco.


Lembrando sempre que essas configurações podem ser feitas em qualquer ordem, o importante é sempre chegar no resultado que você quer.

 

Making of

Com a finalidade de produzir o vídeo mostrando cada detalhe do processo de correção de cor na prática, Maurício utilizou algumas técnicas bastante interessantes, como ele mostra no vídeo abaixo. Confira:

Como você pôde ver, ele basicamente usou a ferramenta Lumetri Color do Adobe Premiere para fazer a correção. Um ponto essencial é editar o vídeo completo antes de tratar as cores, isso vai facilitar bastante o processo.

Para demonstrar na prática como funciona cada passo do tratamento de cor, ele utilizou também algumas transições de acordo com o vídeo que já estava pronto.


 

E aí, curtiu? Trabalhar a correção de cores do seu vídeo pode fazer você chegar em resultados excelentes e elevar o nível das suas produções.

Fique ligado no nosso canal do YouTube e veja muito mais dicas como essa!

Um abraço e até a próxima!

Deixe o seu comentário