CARREIRA CATEGORIAS DICAS EDIÇÃO PRODUÇÃO

COMO ORGANIZAR SEU PROJETO DE VÍDEO

21 de fevereiro de 2019

author:

COMO ORGANIZAR SEU PROJETO DE VÍDEO

Fala galera! Como você já deve saber, trabalhar com vídeo exige muita organização. Desde o seu equipamento até o material gravado e separado no seu computador. Organizar o seu fluxo de trabalho é essencial para colher os melhores frutos na sua produção de vídeo.

No OZI Tools #009, Rodrigo Brant conta pra gente todos os truques para organizar o seu material e ter fácil acesso a eles na sua máquina. Dá uma olhada!

Organizar por pastas

Esta dica é básica e extremamente importante: quanto melhor você estruturar as pastas do seu projeto, melhor vai ser o trabalho. Isso funciona bem para quem trabalha sozinho, mas é absolutamente ideal para quem trabalha em equipe. Organizar pastas de maneira intuitiva e prática pode facilitar o processo para todos os envolvidos.

Vídeos

Para armazenar seus vídeos, o ideal é criar uma pasta “Vídeo”, com as capturas separadas por câmera, estilo e formato. No fundo, o mais importante aqui é organizar tudo de acordo com a forma com que seu projeto foi gravado. Você gravou com três câmeras diferentes para trabalhar a estética de cada uma? Separe as pastas de acordo com o modelo de cada equipamento. Gravou em três cartões diferentes? Separe uma pasta para cada um. Estes exemplos são individuais, ou seja, podem funcionar bem para alguns projetos e para outros não. Portanto, procure entender a estrutura do seu projeto antes de começar a organizá-lo.

Áudios

Para a pasta de áudio, Rodrigo indica organizar quatro subpastas:

  • Capturas – onde vão todos os áudios captados por microfones ou gravadores externos
  • Músicas – onde você deve salvar as trilhas sonoras que vai usar durante o vídeo
  • Efeitos sonoros – para usar em determinados momentos do seu vídeo
  • Off – a pasta onde você deve armazenar todas as locuções gravadas sem o vídeo, diretamente no gravador, por exemplo.

Gráficos

Esta é, definitivamente, uma pasta importante para organizar seu projeto. Criar uma pasta com as fontes que você vai usar. Ali, você deve salvar todos os arquivos relacionados à tipografia.

É essencial trabalhar com uma pasta de fontes caso você esteja trabalhando em equipe e usando fontes que não sejam nativas no computador.

Preciso criar uma pasta toda vez que for editar?

Claro que sim! Independente de como você for trabalhar, seu projeto precisa estar dentro de uma pasta no seu computador. Portanto, organizar tudo em subpastas pode se tornar a melhor escolha para você ter fácil acesso a todo o material sem perder nada de vista.

Dica: mantenha uma pasta-modelo criada com as subpastas vazias. Isso vai facilitar a sua vida porque, a cada novo projeto, basta duplicar essa pasta e renomear para começar a inserir os arquivos adequadamente.

Dependendo do seu projeto pode ser ainda interessante criar uma pasta Roteiro, para que você possa acessar com facilidade tudo o que abrange a sua narrativa.

Por último, vale dizer que esta é apenas uma das formas de organizar do seu projeto. Vale testar, criar suas próprias pastas e montar a sua estrutura de acordo com o fluxo de trabalho. Contudo, lembre-se de manter um padrão para facilitar o seu trabalho a cada nova edição.

Espero que tenham curtido essa dica! Não se esqueçam de seguir o canal da OZI no YouTube para receber muito mais conteúdos relacionados ao universo da produção de vídeo. Até a próxima!

Deixe o seu comentário