CATEGORIAS DICAS ILUMINAÇÃO TUTORIAIS

COMO MONTAR UMA ILUMINAÇÃO DE 3 PONTOS

16 de maio de 2018

author:

COMO MONTAR UMA ILUMINAÇÃO DE 3 PONTOS

Olá! Hoje vamos falar sobre como montar uma iluminação de três pontos (3-point lighting), um setup que vai elevar a qualidade das suas produções.

Neste vídeo você vai ver:

  1. A diferença entre a luz ambiente e a luz de três pontos;
  2. Entender a luz de ataque, cobertura e recorte.

No começo do vídeo, Maurício Fonteles demonstra mostra o resultado de um vídeo utilizando apenas a luz ambiente, que é geralmente o que você já tem no seu local de gravação.

Contudo, esta luz não é suficiente para iluminar o seu vídeo de maneira adequada, por não mostrar todas as nuances da sua imagem.

Iluminação de três pontos (3-point lighting)

No vídeo acima, foi utilizado um kit da marca Greika, composto por 3 refletores com softbox. Este setup consiste em uma luz de ataque, uma luz de cobertura e, por fim, uma luz de recorte.

A luz de ataque é a mais forte e ilumina um dos lados do seu vídeo. É necessário que seja uma luz bastante difusa. Neste caso, foi usada uma softbox a 30º, mas é também possível usar um rebatedor, difusor ou outras técnicas.

Em seguida, para compor o outro lado da sua imagem, cobrindo a sombra causada pela primeira, entra a luz de preenchimento. Com uma intensidade um pouco mais suave que a anterior, garante um volume mais interessante para a figura a ser representada no seu vídeo.

Por fim, temos a luz de recorte (também conhecida como hair light). Geralmente posicionada de cima pra baixo, serve para separar o personagem do fundo do vídeo. Com menor intensidade do que as outras duas, ela ajuda também a iluminar um pouco o fundo do vídeo.


Existem diversos setups alternativos nos quais você pode utilizar a iluminação de três pontos. Interessou? Deixe seu comentário e nos conte um pouco sobre o que você usa nos seus vídeos.

Deixe o seu comentário