CATEGORIAS DICAS OZI VLOG

COMO FILMAR UMA ENTREVISTA

22 de maio de 2018

author:

COMO FILMAR UMA ENTREVISTA

Fala galera! Hoje o assunto é bastante interessante para as suas produções. Vamos falar um pouco sobre como gravar uma entrevista. Todas essas dicas são imprescindíveis para configurar o seu setup de modo a alcançar o melhor resultado possível.

No OZI VLOG #292, Maurício Fonteles explica minuciosamente todos os pontos essenciais para produzir uma entrevista de qualidade:

Em primeiro lugar, é importante destacar que este setup apresenta apenas uma forma de usar os equipamentos. Ainda assim, são técnicas bastante tradicionais com plano mais fechado e fundo preto, o que pode caracterizar mais proximidade e inclusive certa dramaticidade na sua entrevista.

Tudo no seu devido lugar

Primeiramente, você deve procurar o ângulo que vai utilizar para fazer a entrevista. Pensar na posição do entrevistado e do entrevistador é o ponto de partida para todas as outras técnicas que você vai utilizar no seu setup.

Neste caso demonstrado no vídeo, é ideal que o entrevistado esteja de frente para o entrevistador e, a partir deste primeiro eixo central, posicionar a câmera a 30º.

Golden Points

Em relação ao enquadramento, você pode priorizar o uso da regra dos terços como uma guia para a câmera principal.

Mantenha a altura do olhar do entrevistado exatamente em um dos golden points do canto direito ou esquerdo superior. Dessa forma, você garante um quadro bem composto, com a pessoa ocupando um lado da tela e um espaço para o fundo, seja ele preto, paisagem ou um cenário.

Iluminação para filmar uma entrevista

Para garantir excelentes resultados, é essencial utilizar a iluminação de três pontos.

No vídeo, Maurício utilizou como luz principal (key light) a luz natural vinda da janela, que é uma luz difusa e bem interessante para os vídeos, como já falamos em outro post. Ao mesmo tempo, ela serve para ser usada como luz de preenchimento por meio de um rebatedor.

Por fim, você pode usar ainda um painel de LED como luz de recorte (hair light). Na ocasião, foi utilizado um LED com temperatura de cor em tungstênio a 3200K.


 

Pronto! Agora você pode colocar em prática todas essas técnicas e extrair a qualidade que você espera das suas próximas entrevistas. Gostou? Deixe seu comentário e não esqueça de seguir o canal da OZI no YouTube!

Até mais!

Deixe o seu comentário