CATEGORIAS DICAS OZI VLOG

COMO EXPORTAR UM VÍDEO PARA O WHATSAPP

17 de abril de 2018

author:

COMO EXPORTAR UM VÍDEO PARA O WHATSAPP

Olá, tudo bem? Hoje vamos dar uma dica que pode ser bastante útil para as suas produções: como exportar um vídeo para o WhatsApp usando o Premiere. Você poderá usar estes recursos para, por exemplo enviar trechos da edição para o seu cliente, gerando uma rápida prévia do que está sendo produzido, dispensando a necessidade de fazer upload apenas desse pequeno trecho em uma outra plataforma.

Importante: vídeos enviados pelo WhatsApp geralmente não possuem alta definição de áudio e imagem. O que vamos ensinar aqui é como manter um nível mínimo de qualidade e ainda assim conseguir enviar pelo aplicativo.

Então, vamos lá!

Para exportar vídeos com qualidade para o WhatsApp, basta seguir as dicas abaixo:

Escolha o formato de vídeo

Acesse File > Export > Media e selecione o formato H.264 (este é, atualmente, o padrão usado na internet e pode funcionar perfeitamente para enviar o vídeo pelo app).

Altere as dimensões do vídeo

É preciso lembrar: não é possível enviar um vídeo em resolução Full HD 1080×720 pixels por conta de seu tamanho. Então, respeite a proporção 16:9 e reduza as dimensões. No exemplo citado, publicamos um vídeo de 480X270 pixels.

Selecione o Bitrate

Ao diminuir o tamanho do seu vídeo, você poderá também reduzir a taxa de Bitrate. Selecione o padrão CBR (Constant Bitrate) e ajuste o campo Target Bitrate (Mbps). No exemplo, usamos o valor de 0,75, ou seja, menos de 1Mbps, o que vai deixar o arquivo com cerca de 24MB.

Qualidade do áudio

Uma outra dica para reduzir o tamanho do vídeo é também baixar um pouco a qualidade do áudio. Para isso, acesse a aba Audio, mantenha o arquivo no formato AACStereo e, no campo Bitrate (kbps) utilize valores mais baixos. No exemplo, utilizamos 128, mas caso seja apenas voz pode ser usado até 96 ou 64, taxas que podem funcionar perfeitamente para essa finalidade.

Hora de enviar

Acesse o WhatsApp Web e, no canto superior direito da conversa, clique no botão de anexar, representado por um clipe de papel. Selecione o arquivo, visualize a prévia e envie.

É importante dizer ainda que estas dicas funcionam para vídeos mais curtos, de 3 ou 4 minutos, por exemplo, como apresentamos no vídeo. Caso a sua intenção seja enviar vídeos mais longos, sugerimos uma exportação convencional.


No OZI Vlog #212 demos algumas dicas sobre as melhores configurações para upload de vídeos no YouTube.

Até a próxima!

Deixe o seu comentário