CATEGORIAS DICAS EDIÇÃO FILMAGEM PRODUÇÃO

COMO EMULAR VÍDEOS EM SUPER 8MM

11 de fevereiro de 2019

author:

COMO EMULAR VÍDEOS EM SUPER 8MM

Fala galera! Como vocês podem ter visto por aí, atualmente existe toda uma vibe nostálgica dos anos 80. Seja por meio de fotos, aplicativos, programas de TV. O que estamos vendo hoje em dia é um retonro da tendência pop dos anos 80. E claro que as produções cinematográficas não ficam de fora. Por isso, recriar a aparência de um filme vintage em Super 8mm pode ser um bom truque para ter na manga.

Isso pode funcionar seja para cenas em flashback em um vídeo de casamento, até para peças que remetam ao passado, por exemplo.

Essa característica de vídeo em Super 8mm é bastante conhecida, mas em um universo repleto de câmeras Full HD, 4k, até 8k, oras. Como conseguir essa sensação nostálgica? Para emular essa sensação nos vídeos, Peter McKinnon fez um tutorial bastante interessante que pode ajudar neste caso. Assista abaixo!

Como emular um vídeo em Super 8mm

Perfil de cor

Em primeiro lugar, emular essa aparência exige que você comece configurando sua câmera. Ao escolher o perfil de imagem, você precisa reduzir a nitidez e a saturação. Cada fabricante de câmeras terá um menu diferente, mas em resumo, você precisa eliminar a nitidez.

Filmagem

Depois, para vender esse visual vintage, temos que recriar todos aqueles pequenos detalhes que eram comuns na época. Portanto, procure trabalhar com movimentos de câmera, enquadramento e até sons característicos.

Procure evitar fazer vídeos impecáveis, sem trepidação. Afinal de contas, é uma soma de pequenos elementos que ajudam a produzir o sentimento nostálgico.

Profundidade de campo

Como você deve imaginar, 8mm é uma área muito pequena comparada aos sensores modernos. Esta pequena área implicava que tudo na imagem costumava estar em foco.

Mas como podemos conseguir isso? Bom, primeiramente, esqueça sua abertura f1.4 super rápida. Você precisa de uma imagem onde tudo está em foco. Ou seja, procure usar abertura f8 pra cima.

Formato

Esqueça formatos widescreen, 2.35: 1, ou mesmo o 16: 9. A relação de tela dos vídeos feitos em Super 8mm era a quadrada e estreita de 4:3.

Ou seja, um recorte simples no seu editor ou uma máscara na lateral do quadro irá compensar. Ao mesmo tempo, isso significa que você precisa filmar com uma câmera moderna você deve prestar um pouco de atenção no eqnaudramento.

Dica: manter uma pequena fita nos lados do monitor pode ajudar a fazer esse enquadramento sem errar.

Imperfeições ajudam

Pode parecer até meio contraditório. Contudo, neste caso, as imperfeições podem ajudar a trazer esse look mais nostálgico. Então, deixe em casa seu gymbal, slider e outros acessórios que reduzem essas pequenas imperfeições.

Edição e pós-produção

Uma vez captadas as imagens, agora você pode dar um toque final no seu editor de vídeo predileto. Um conselho importante para esta vibe Super 8mm é procurar por uma sobreposição de grãos de filme, uma imagem de poeira de filme aleatória em movimento. Teste colocando sobre as suas imagens e misture dando um aspecto enferrujado e velho.

Você pode melhorar com um pouco de ruído de vídeo, menor nitidez ou ainda brincando com a saturação e vibração. Não se esqueça também de colocar algum som de rolo de filme e pronto.

Uma dica final: procure filmar relações humanas, pessoas e temas que remetam também a essa vibe mais nostálgica. Recriar todos esses passos fazendo vídeos com uma temática mais moderna pode acabar jogando contra o resultado final do seu vídeo Super 8mm.

Não se esqueça de se inscrever no canal da OZI no YouTube para receber muito mais dicas e novidades. Até mais!

Deixe o seu comentário