CATEGORIAS COLLAB DICAS OZI VLOG ROTEIRO

COMO CRIAR UM ROTEIRO INTELIGENTE

10 de maio de 2018

author:

COMO CRIAR UM ROTEIRO INTELIGENTE

Olá, pessoal! Hoje o assunto é a criação de roteiros. Este processo ajuda a mostrar a dimensão do trabalho no formato e espaço disponível para a sua produção. É importante saber o que você tem à mão para trabalhar, para só então começar o seu roteiro.

A beleza de um roteiro não está apenas numa grande ideia. O mais importante é condicionar o roteiro à sua realidade.

Porta dos Fundos

Um canal de excelente qualidade e que começou de forma simples é o Porta dos Fundos. Disponível no YouTube, conta com três atrações semanais, escritório próprio, loja virtual e outras produções, inclusive para o cinema.

Este canal encontrou uma receita de produção de conteúdo que o permite fazer três esquetes semanais, além de outros vídeos. Tudo isso usando e abusando da periodicidade intensa, um fator chave para um canal de entretenimento.

O Porta dos Fundos começou com produções mais simples que depois foram aprimoradas na questão de áudio, além um trabalho mais acurado de lentes e iluminação, por exemplo.

Inclusive, em uma das esquetes chamada Corte de gastos (dezembro de 2012), o canal brinca com a metalinguagem falando sobre cada função da equipe. Assista aqui!

Kondzilla

Um dos maiores produtores de funk no país, Kondzilla começou sua carreira ao comprar uma câmera e ser convidado para gravar um clipe. Hoje ele é uma das maiores referências em videocilpe no Brasil, com mais de 700 vídeos e 50 milhões de seguidores.

Simples X Simplório

Muitas vezes vista como desleixo, simplicidade significa saber fazer o que você precisa com todos os recursos disponíveis. As limitações que você vai encontrar pelo caminho podem acabar em resultados incríveis.

Os dois exemplos citados acima representam exemplos de sucesso que conseguiram manter a essência do que produzem até hoje. A simplicidade do começo destes canais ainda aparece nos vídeos mais recentes, ainda que tenham melhores recursos, orçamentos e equipe para essas produções.

Outros nomes podem ser trazidos nessa conversa como os diretores norte-americanos Quentin Tarantino e John Cassavetes. Criadores que persistiram no que se propuseram e criaram linguagens únicas, mesmo em ocasiões de recursos escassos.

Assista abaixo toda a conversa sobre roteiros entre Maurício Fonteles e Alex Vidigal no quadro OZI Collab #001:

6 dicas para produzir roteiros incríveis

É importante sempre lembrar que a criação do roteiro é a parte inicial e com menor custo envolvido dentro do seu projeto. Nesse momento da criação, não existem câmeras gravando, nem locações ou atores. Então é importante avaliar bem todas as nuances e possibilidades, para criar o universo em questão.

Confira abaixo algumas dicas sobre como criar um roteiro:

1. Entenda suas limitações

É um fator essencial ter em mente a sua locação e as pessoas que vão estar envolvidas com o vídeo. Pensar na sua equipe, nas personagens e adequar tudo o que você tem às necessidades daquele vídeo. Dessa forma, você passa a enxergar o trabalho de forma panorâmica, entendendo todos os lados do que vai colocar no roteiro. Como disse Alex Vidigal no OZI Collab #001, “o tamanho do problema que você tem no roteiro é o tamanho que você inventa pra ele”.

Quando você é roteirista, você é dono de todo aquele universo, portanto é também de sua responsabilidade criar algo direcionado às suas possibilidades. Ainda que tenha um baixo orçamento, é possível chamar a atenção com a locação, atores e outros pontos.

2. Seja inteligente

Com pouco ou muito dinheiro, é imprescindível pensar na sua produção com carinho. Saber distribuir o seu orçamento para as partes certas do vídeo pode ajudar bastante no resultado final. Se com pouco dinheiro você precisa fazer caber no orçamento toda a sua produção, com muito dinheiro o problema é inverso. Cuidado para não orientar seu foco a pontos não tão necessários para a sua produção.

3. Invista no roteiro

O começo da sua produção, ou mesmo o primeiro contato de uma seleção para um editorial é o seu roteiro, então invista tempo e inteligência nele, isso vai facilitar muito o seu trabalho. Afinal, você pode ser genial, mas precisa fazer o seu vídeo acontecer.

4. O poder do independente

O mercado de cinema é realmente orientado pelas bilheterias e pela divulgação dos filmes. Entretanto, a realidade para quem está começando é outra. Um espaço democrático como a internet onde as pessoas se permitem compartilhar bons materiais, é uma excelente forma de mostrar o seu trabalho para muitas pessoas.

5. O melhor vídeo da sua vida

Como Maurício fala no vídeo: “o seu primeiro vídeo não vai ser o melhor filme da sua vida”. Essa frase diz muito sobre o amadurecimento do seu trabalho. Se você não fizer o seu primeiro roteiro, aquele que seria o filme da sua vida talvez jamais exista. É importante saber receber e filtrar as críticas para aprender com os erros. E só adquirimos maturidade com a experiência.

6. Ideias no papel

Em suma, quando você tem uma ideia, é extremamente importante colocá-la no papel, para que ela não se torne apenas um pensamento perdido na sua cabeça. Portanto, praticar e se manter exercitando a mente como um roteirista é também importante, para ter algumas estruturas prontas quando for colocar tudo por escrito.

Todas essas dicas são para iniciantes no audiovisual, mas podem também ser aplicadas por quem já está trabalhando na área.


Não esqueça de assistir o vídeo completo para saber todos os detalhes sobre esta conversa e fique ligado em nosso canal no YouTube para ver mais dicas como essa.

Deixe o seu comentário