CATEGORIAS DICAS ILUMINAÇÃO OZI VLOG TUTORIAIS

FUNDO PRETO PARA VÍDEOS

2 de maio de 2018

author:

FUNDO PRETO PARA VÍDEOS

Olá pessoal! Em suas produções, você já pode ter se deparado com a necessidade de fazer um vídeo com fundo preto. O que fazer nesse caso? Uma parede ou tecido preto podem ajudar, mas neste post vamos ensinar uma forma fácil e prática de fazer isso usando apenas um recurso: o autocontraste

Utilizar um fundo preto na produção do seu vídeo pode ser bastante eficaz dependendo muito do resultado que você procura. Para isso, podemos utilizar esta técnica trabalhando o contraste de luz e fundo, como você pode ver abaixo no vídeo completo:

Como montar o seu setup de vídeo para criar um fundo preto

O segredo para criar esta “ilusão” do fundo preto é manter o personagem principal da ação bem próximo à fonte luminosa. De preferência, é recomendável utilizar um difusor para gerar este autocontraste. Dessa forma, você garante uma luz equilibrada para o primeiro plano e o ambiente externo mais escuro.

Outro ponto determinante para alcançar este resultado é a configuração da câmera. No exemplo dado no vídeo, utilizamos o ISO 640, abertura f/5.6 e velocidade 1/50.

Um lembrete muito importante: utilize sempre os controles manuais da sua câmera. As opções automáticas podem acabar compensando outras configurações para poder mostrar mais do seu fundo.

Fundo preto: quando utilizar?

Em primeiro lugar, a iluminação com background preto confere uma carga dramática ao vídeo. É uma técnica que pode ser usada tanto em entrevistas, quanto em vídeos pessoais nos quais esse teor mais íntimo esteja presente.

Em conclusão, esta iluminação pode ser considerada uma referência aos filmes noir, com contraste e sombra bem marcadas. Essa característica oferece total ao personagem principal da ação e nada além disso.

Gostou da dica? Continue acompanhando o blog da OZI e descubra muito mais dicas, tanto sobre iluminação quanto diversos outros temas importantes para criar vídeos incríveis.


Até a próxima!

Deixe o seu comentário