CATEGORIAS DICAS EDIÇÃO PRODUÇÃO

COLOR CORRECTION X COLOR GRADING

16 de novembro de 2018

author:

COLOR CORRECTION X COLOR GRADING

Fala galera, tudo bem? Hoje vamos falar sobre as cores na pós-produção. Aquela parte da sua edição na qual você dá os toques finais para deixar a história com a cara que ela precisa ter. Nesta etapa, temos dois processos de tratamento de cor: Color Correction e Color Grading. Mas o que pode estar passando pela sua cabeça neste momento é a pergunta abaixo:

Qual a diferença entre Color Correction x Color Grading?

No OZI Vlog #352, Lucas Gesser fala sobre o assunto e mostra alguns exemplos práticos com um filme rodado em dias diferentes. Assista abaixo:

Bom, em primeiro lugar, é importante definir: o Color correction é um processo que envolve balanceamento das cores. Por exemplo, quando você recebe uma sequência filmada em duas diárias com exposições diferentes: um dia com sol nublado, outro dia com sol mais aberto, ou seja, em situações de luz muito diferentes.

O trabalho do colorista neste caso é fazer com que essas diferenças de luz conversem entre si. Isso significa mexer no contraste, saturação e outros níveis de cor. É um trabalho de deixar as cores mais uniformes durante todo o vídeo.

O Color Grading é um passo além. Após tratadas as cores, este é um processo criativo que envolve dar a estética que você quer para o vídeo. Isso envolve mudar as cores dominantes de determinadas cenas, deixar objetos mais saturados do que outros e mais. No caso do filme apresentado, a opção foi dar um ar mais lúdico às imagens na floresta, já que se tratava de um filme infantil.


Portanto, como você pôde ver no exemplo acima, ambos os processos são passos complementares da pós-produção. O color correction funciona para dar balanceamento em todas os planos, enquanto o Color Grading é o que vai dar o toque estético que a sua história precisa.

Espero que tenham gostado. Já falamos sobre correção de cor em outros momentos aqui no blog. Caso você queira conhecer mais sobre o assunto, dá uma olhada neste link. E não se esqueça de seguir o canal da OZI no YouTube.

Até a próxima!

Deixe o seu comentário