CATEGORIAS DICAS EDIÇÃO FILMAGEM ILUMINAÇÃO OZI VLOG

CHROMA KEY: COMO FAZER

26 de abril de 2019

author:

CHROMA KEY: COMO FAZER

Fala pessoal, tudo bem por aí? Hoje vamos falar sobre uma das técnicas mais sensacionais e famosas do universo de audiovisual: o Chroma Key. Bastante utilizado tanto em.jornais e programas de TV até em vídeos do YouTube, atualmente esta é uma técnica mais difundida e simples de aplicar.

Assista abaixo, no OZI Vlog #256 no qual Maurício Fonteles mostra uma maneira simples de aplicar o fundo utilizando nada mais do que um rebatedor e a luz natural da janela. Confira:

Chroma Key: como usar

Como você pôde assistir no vídeo acima, Chroma Key não é exatamente um bicho de sete cabeças. Maurício usou apenas um rebatedor simples, com um lado completamente verde para poder trabalhar com um background diferente em seu vídeo. Além disso, ainda utilizou a luz natural que, como falamos em outra oportunidade, é uma das melhores formas de iluminação para suas produções.

Na sequência do OZI Vlog, no episódio #257, Maurício conta como fazer o Chroma Key direto no Adobe Premiere. Dá uma olhada!

Configurando o Chroma Key no Adobe Premiere

Primeiramente, é imprescindível editar o vídeo todo antes de aplicar este efeito. Em seguida, suba o clip de vídeo principal para a track 2. Isso porque você vai usar a track 1 para inserir o fundo que deve aparecer nk seu vídeo.

Para entender melhor o Chroma Key, em resumo, ele se trata de uma função que elimina uma cor específica do seu clipe, deixando transparecer o fundo que você quiser. Portanto, utilizando o efeito Ultra Key, basta escolher a cor que você quer retirar para que o seu background comece a aparecer.

Como você pode perceber, o rebatedor não alcança todo o tamanho do vídeo. Portanto, você precisa ainda criar uma máscara com o restante do fundo para que o Chroma Key funcione em todo o seu vídeo. Acesse Effects > Generate > Elipse e arraste o efeito para o seu clipe.

Em seguida, no menu Effect Controls, você pode escolher a forma da sua elipse, ou ainda desenhá-la na tela. Escolha a Pen Tool e clique em Inverted, para criar esta máscara apenas no seu vídeo principal. Desenhe a sua elipse ao redor do rebatedor e pronto.

Existem ainda diversas configurações para melhorar a exposição e visibilidade do seu Chroma Key. Isso tudo vai depender basicamente da iluminação do seu vídeo, de modo geral. Uma última dica deixada pelo Maurício é inserir um gaussian blur na imagem de fundo, para que ela não pareça tão desconectada da realidade e, por último, fazer uma correção de cores para que elas conversem.

Bom, é isso! Espero que tenham gostado dessa dica! Por fim, não se esqueça de acompanhar o canal da OZI no YouTube para receber muito mais dicas interessantes para o universo audiovisual. Até mais!

Deixe o seu comentário