CÂMERAS CATEGORIAS DICAS FILMAGEM NOTÍCIAS PRODUÇÃO

3 DETALHES SOBRE A BLACKMAGIC POCKET 6K

14 de agosto de 2019

author:

3 DETALHES SOBRE A BLACKMAGIC POCKET 6K

No começo de agosto, a Blackmagic Design anunciou um live stream para apresentar sua nova câmera, a Blackmagic Pocket Cinema Cam (BMPCC) 6K. Uma sucessora à Pocket 4K, que grava em 6k e atende a uma demanda profissional bastante limitada, porém pensando no futuro.

Enquanto seus reviews e testes não se tornam realidade, Carl Yates do canal ProAV TV faz um pequeno review falando sobre três detalhes que passaram despercebidos durante a transmissão ao vivo. Assista abaixo (em inglês):

Blackmagic Pocket Cinema Cam 6K

Antes de mais nada, o live stream feito por Grant Petty, CEO da Blackmagic Design deu diversos detalhes importantes sobre a nova Pocket Cinema Cam e muitos deles você pode encontrar no site da companhia.

Para quem está interessado em detalhes que vão além, abaixo alguns dos pontos ressaltados pelo canal ProAV TV:

1. Tamanho do sensor

A Blackmagic Pocket Cinema Cam 6K é uma câmera com sensor Super 35mm. Esta pode ser uma especificação um tanto vaga, uma vez que muitas empresas têm usado esse termo. Mesmo quando os sensores não batem com as especificações S35.

Bem, a BMPCC 6K é, de fato, um pouco menor que o sensor S35 convenciona. Contudo, isso não é tão ruim. Isso porque, se olharmos a Pocket 4K, ou seja, uma câmera M4/3, ela tinha um sensor um pouco maior do que a maioria dos sensores M4/3.

Isso quer dizer que, na comparação entre os dois sensores, haverá menos diferença do que o esperado. Portanto, quem espera ângulos maiores de uma Blackmagic pode ter que esperar um pouco mais.

2. Blackmagic Raw

O codec Blackmagic Raw é um formato simples e com maior qualidade que a maioria dos formatos de vídeo famosos. Foi desenvolvido para sair de possíveis brigas de violação de patente que viriam de manter o formato Cinema DNG. Ainda assim, a Blackmagic parece ter investido mais a fundo neste codec tornando-o mais especial.

O Blackmagic Raw oferece performances incríveis dentro do DaVinci Resolve, mantendo muitas informações e, ao mesmo tempo, facilitando o uso da CPU. Olhando as resoluções capturadas pela Pocket 6K, fica claro que esta será a escolha para o futuro da Blackmagic.

Na verdade, câmeras com nome 6K só são possíveis de gravar atualmente usando o formato BRaw (e não o ProRes). É algo semelhante à URSA Mini G2, que oferece todas as resoluções em ProRes, mas não em todas as taxas de quadros.

3. Alcance Dinâmico

Um dos mitos em relação à Pocket 6K é de que ela possui o mesmo alcance dinâmico da Pocket 4K. Entretanto, isso não é totalmente verdadeiro. Ao visualizar os gráficos distribuídos pela Blackmagic, podemos ver que há certas diferenças entre as duas ao passar de um valor ISO para outro.

A Blackmagic Pocket 6K parece ter um alcance mais amplo nos destaques, o que significa que ele terá um desempenho ainda melhor do que o já fantástico Pocket 4K. Vamos manter os dedos cruzados até vermos alguns footages e testes no mundo real.

E aí, gostou? A Pocket Cinema Cam 6K chegou à frente do seu tempo e com novidades que prometem revolucionar o mercado audiovisual. Espero que tenham gostado e não se esqueçam de acompanhar o canal da OZI no YouTube. Assi, você recebe mais conteúdos interessantes sobre o trabalho do videomaker profissional.

Deixe o seu comentário