CATEGORIAS DICAS EDIÇÃO TUTORIAIS

4 ANIMAÇÕES PARA FOTOS NO PREMIERE

31 de dezembro de 2018

author:

4 ANIMAÇÕES PARA FOTOS NO PREMIERE

Fala galera! Como vai o final de ano por aí? Para terminar 2018 da melhor forma possível, hoje vamos estrear o retorno do OZI Tools. Neste episódio, Rodrigo Brant fala sobre como trabalhar animações em fotos no Adobe Premiere.

Esta é uma forma bastante simples de criar efeitos de transição e gerar valor na suas produções. Dá uma olhada!

Em primeiro lugar, este retorno do OZI Tools é uma forma de mostrar processos curtos que trabalhamos em algumas produções e que podem acabar ajudando no seu trabalho.

Como criar animações em fotos no Adobe Premiere

Existem diversas formas de criar animações para a produção do seu vídeo. Portanto, a primeira dica de Rodrigo é alterar a posição e escala em Effect Controls, ou ainda clicar com o botão direito sobre a imagem na timeline e depois em “Set to frame size”, função que vai adequar a imagem ao tamanho que você configurou a sua sequência.

Depois disso, ele trabalha as animações utilizando a Position e Scale em Effect Controls. Isso sempre utilizando keyframes. Confira abaixo 5 formas de ciar uma animação simples e interessante para seus vídeos:

POSIÇÃO

Para isso, basta colocar a posição inicial da imagem e clicar no relógio em Position. Depois arraste o marcador e clique para criar outro keyframe. Então arraste a imagem para a posição final.

Dica: para suavizar o final da animação, clique com o botão direito em cima do keyframe e então Temporal interpolation > Ease in. Isso vai alterar a forma do seu keyframe e gerar um final de animação mais suave para a imagem.

Como você pode ver no vídeo, essa técnica funciona tanto para descer a imagem verticalmente, quanto para criar uma espécie de panorâmica, onde a animação é exibida verticalmente.

ESCALA

A segunda forma é fazer animações para fotos é baseada na escala. Para isso, primeiramente você pode criar o primeiro keyframe com a imagem do tamanho real e o segundo com a escala aumentada, gerando um “zoom in”. Neste caso, é também interessante trabalhar o “Ease in”, como mencionamos acima.

Essa segunda forma de fazer suas animações funciona tanto para aumentar a imagem, gerando a sensação de “zoom in” quanto para reduzir a imagem, numa espécie de “zoom out”.

POSIÇÃO + ESCALA

Após dominar bem como funcionam essas duas técnicas, é hora de usar a sua criatividade, usando por exemplo as duas juntas em combinações diferentes. Uma panorâmica vertical aumentando a sua imagem pdoe ajudar a criar sensações diferentes em cada imagem.

ROTAÇÃO

Por último, vamos criar animações usando a função rotation. Sempre que utilizar esta função, é necessário também aumentar a escala. Isso porque, ao criar a rotação no tamanho real da imagem, você pode acabar deixando passar algumas bordas pretas na sequência.

Ajuste quantos graus você quer a sua rotação e crie os keyframes scale e rotation de acordo com a sua imagem.

E aí, curtiu? Por fim, criar uma animação para fotos pode gerar maior interesse do público, deixando seu vídeo mais dinâmico. Essas são formas simples de criar animações que podem acabar despertando a sua criatividade para misturar e adaptar cada técnica.

Fique ligado no canal da OZI no YouTube. Lá você vai ter acesso a muito mais dicas interessantes como essa. Até mais e uma boa virada de ano a todos! (=

Deixe o seu comentário