CÂMERAS CATEGORIAS DICAS FILMAGEM

ALTERNATIVAS PARA GOPRO

29 de abril de 2019

author:

ALTERNATIVAS PARA GOPRO

Fala pessoal! Não há dúvidas: quando falamos de câmeras de ação, a GoPro ganha disparada na escolha dos videomakers. Essas câmeras são bastante conhecidas por sua qualidade de imagem, design portátil e recursos interessantes. Contudo, fica uma dúvida:

Qual a melhor alternativa para uma GoPro?

Muitas vezes, videomakers no começo da carreira não tem dinheiro o suficiente para investir em uma câmera como a GoPro.

Por isso, o site Film Lifestyle fez um apanhado de 5 câmeras super interessantes e que podem ser excelentes saídas para quem procura se aventurar numa câmera de ação (o trocadilho de palavras aqui saiu sem querer, me desculpem).

Então, por mais famosa que seja a marca, é importante lembrar que as câmeras de ação são um mercado em ascensão, então é bem possível encontrar alguma que tenha todos os recursos que você precisa e caiba bem no seu bolso (eu juro, os trocadilhos estão saindo sem querer).

Veja abaixo 5 alternativas incríveis para quem busca uma câmera de ação diferente da GoPro:

Fitfort 4K

Para começar essa lista, escolhemos este modelo que se esforça muito para chegar aos resultados de uma GoPro, com um baixo custo. Como sugere seu nome, filma em 4K a 30fps, com captura de imagem 16MP e lentes com ângulo de 170º.

Cada câmera acompanhar duas baterias recarregáveis para garantir autonomia durante o uso. Além disso, possui app compatível com Android e iOS. Isso permite gravações de longa distância e gerenciamento de conteúdo sem a necessidade de u computador.

Para finalizar, ela ainda possui certificação IP68. Ou seja, é à prova d’água e pode ser mergulhada em até 30 metros de profundidade.

Campark 4K

Outra companhia que ganhou destaque no mercado das câmeras de ação é a Campark. Apesar de um início de vida conturbado com produtos defeituosos e falta de qualidade na entrega final, nos últimos anos a empresa tem se reinventado com produtos de relevância.

A Campark 4K Action Camera filma em 4K a 30fps e faz imagens estáticas com resolução de 16MP, assim como a GoPro. Suas lentes contam com um sensor Sony, oferecendo uma incrível sensibilidade à luz. A câmera conta ainda com lentes de 170º para ângulos wide e possui fator à prova d’água até 30 metros de profundidade.

Contudo, o que diferencia este modelo é a quantidade de acessórios para montagem que o acompanha. Ele inclui ainda duas baterias recarregáveis e app disponível para iOS e Android. Dessa forma, você pode controlar seus arquivos de maneira mais simples ou ainda fazer upload do seu conteúdo diretamente da nuvem.

Garmin Virb Ultra 30

A Garmin é uma gigante companhia em diversas áreas, mas sua câmera de ação pode não ter o destaque que realmente merece. Este é um modelo surpreendente, considerando a quantidade de recursos nesta pequena fera. Esta câmera filma em 4K a 30fps e 1080p a 120fps, basicamente a mesma coisa da GoPro. É, portanto, um modelo incrível para fazer vídeos em slow motion de alta qualidade.

A Virb ultra 30 usa ainda o software de alta precisão do GPS Garmin, além de sensores externos. Isso é um atrativo que a GoPro não possui, por exemplo.Ele conta também com uma tela LCD touchscreen full-color, estabilizador de imagem de 3 eixos e controle de voz.

Sony FDR X1000V

Uma das grandes líderes na indústria audiovisual, obviamente a Sony não poderia ficar de fora dessa lista e ainda mais obviamente ela possui uma das melhores câmeras de ação no mercado.

Com alguns recursos e funcionalidades superiores às da GoPro, a FDR X1000V oferece performance superior com filmagem em 4K a 240fps para um melhor slow motion, tecnologia Sony de estabilização de imagem e uma infinita possibilidade de acessórios.

De fábrica, esta câmera acompanha uma case à prova d’água, microfone estéreo e loop de gravação customizável. A câmera também permite usar o app da Sony, compatível com a maioria dos devices e sistemas operacionais disponíveis no mercado, permitindo maior controle e experiência de filmagem.

Olympus TG Tracker

Um dos pontos fortes da GoPro é a sua durabilidade e capacidade de resistir a condições extremas. Entretanto, não é a única. A Olympus TG Tracker é uma das câmeras mais robustas do mercado. Além disso, grava em 4K a 30fps e conta com lentes de alta velocidade.

Por padrão, a câmera é resistente a até 30 metros de profundidade sem qualquer tipo de case externo. Ela conta ainda com Wi-Fi embutido e cinco sensores externos incluindo GPS, termômetro, barômetro e acelerômetro.

Todos esses dados podem ser visualizados através do app. Isso significa que você pode facilmente configurar a foto perfeita em condições ideais, economizando tempo e dinheiro. A câmera possui ainda captura de imagens de 8MP. Apesar de menro capacidade nesse sentido, é uma câmera custo-benefício, uma vez que seu valor é praticamente metade do preço de uma GoPro.

O que procurar numa alternativa para GoPro?

A GoPro é uma câmera de ação repleta de recursos e com maior desempenho disponível hoje no mercado. Ao escolher uma alternativa, há vários fatores a serem considerados para obter a melhor experiência de produção de vídeo.

Qualidade de imagem e vídeo

Um dos recursos mais atraentes do GoPro é a qualidade 4K, mas muitas câmeras de ação já oferecem essa resolução. Ao comprar uma alternativa do GoPro, verifique se você está considerando a qualidade que a câmera pode gravar nos formatos de imagem e vídeo.

O ideal é optar por câmeras que filmem em 4K a 60fps, padrão que permite gravar em qualquer resolução. Em termos de qualidade de imagem estática, 16MP é uma configuração de bom tamanho. Você pode também
ignorar esse recurso caso não esteja preocupado com a qualidade das fotos.

Preço (orçamento)

A maioria dos videomakers, especialmente os que estão começando, possuem um orçamento limitado, e é por isso que você estará procurando uma alternativa mais barata.

Ao considerar o preço, pegue seu orçamento e seja detalhado em sua pesquisa para ver o que você pode pagar. Não há como negar que há muitos bons negócios por aí para você escolher.

Opções de montagem e equipamentos

Um dos melhores benefícios de uma câmera de ação é seu tamanho único e a versatilidade que elas oferecem. No entanto, muitas câmeras de ação precisarão de montagens para fixá-las em superfícies, pessoas ou em determinadas posições.

O ideal é encontrar equipamentos de montagem que sejam fornecidos na hora da compra. Portanto, certifique-se de considerar isso e tente ser o mais organizado e o mais planejado possível para saber as imagens que você vai fazer, para encontrar o equipamento certo logo de cara.

Conectividade

É essencial saber como sua câmera de ação pode se conectar a outros dispositivos. Aqui não importa se você está enviando seus arquivos de mídia sem fio para o telefone ou uma plataforma de armazenamento em nuvem ou se está conectando a um computador usando USB. É crucial pensar no que você precisa e em como trabalhar para, em seguida, saber se determinada câmera atenderá às suas necessidades.

Durabilidade

Este é um elemento muito importante. Como as câmeras de ação são normalmente usadas em condições extremas como cenários de calor excessivo, cenas subaquáticas e esportes radicais, convém garantir que sua câmera possa resistir às adversidades.

Caso você vá usar sua câmera em locais mais “confortáveis”, com um tripé, ou em locais fechados, por exemplo, isso pode não ser tão importante para você e lhe dê a oportunidade de encontrar uma opção de orçamento melhor.

Resumo

Como você pode ver, quando se trata de escolher a alternativa certa para a GoPro, existe uma enorme variedade de câmeras que impressionam, apenas esperando que você tire proveito delas.

Tenha em mente o que você está procurando como videomaker e o que você precisa durante suas produções para garantir que você está investindo seu orçamento no equipamento ideal para você.

Esperamos que você tenha gostado desse artigo. Conta pra gente aqui nos comentários que alternativa para GoPro você já conhece ou usa! E não se esqueça de acompanhar o canal da OZI no YouTube para receber mais dicas úteis e interessantes para o universo audiovisual. O canal já chegou aos 100 mil inscritos, então corre lá para não perder nada. Até a próxima!

Deixe o seu comentário