AFTER TIPS CATEGORIAS DICAS PRODUÇÃO TUTORIAIS

AFTER TIPS #11: TRAPCODE 3D STROKE

22 de novembro de 2018

author:

AFTER TIPS #11: TRAPCODE 3D STROKE

Fala galera! Hoje vamos falar sobre animação de texto no After Effects. Mais especificamente, sobre o plugin Trapcode 3D Stroke. Este é um plugin da Red Giant que faz basicamente o mesmo que o stroke nativo do After, porém tem algumas propriedades extras super interessantes.

No After Tips #011, Francisco Catão conta mais sobre como usar este plugin para incrementar os textos nas suas produções. Dá uma olhada!

Como usar o Trapcode 3D Stroke no After Effects

Primeiramente, crie a composição e o texto com a fonte que você deseja. Uma dica importante é utilizar fontes que possuam uma estética “brush” para dar mais vida ao resultado final.

Depois disso, você precisa criar um path, ou seja, um caminho natural que vai passar por onde estará seu texto. Para fazer essas curvas, basta clicar, segurar e arrastar, como você pôde ver no vídeo.

Após preencher as suas letras, o segundo passo para criar este efeito é deixá-lo com a mesma cor do texto que será revelado, neste caso laranja. Selecione a cor do stroke e aumente o Thickness, a grossura do path para a mesma grossura do seu texto.

O Trapcode 3D Stroke pode ser animado no espaço 3D, o que quer dizer que ele pode inclusive passar por trás de objetos, por exemplo. Outra funcionalidade é utilizar o Taper, que permite afunilar a ponta do path, deixando a impressão de uma gota, como foi utilizado no vídeo acima.

Após ajustar as configurações de End Thickness, Taper Start e Taper End, basta animar utilizando Offset. Clique no relógio, ative o keyframe onde a animação vai começar e insira outro ao final.

Revelar o texto

O último passo para criar esta animação é revelar o seu texto no After. Duplique o path e na camada de baixo, zere as configurações de End, Start e Offset. Em seguida, selecione o relógio em End, clique com o botão direito e selecione Keyframe Assistant > Easy Ease. Você já terá o resultado esperado.

Claro que você pode também trabalhar alongando a gota, alterando o tempo, ou mesmo a velocidade com que a animação escreve seu texto. Cabe a você entender como melhor vai funcionar para o seu título.


Então é isso, galera! O Trapcode 3D Stroke é uma forma bastante interessante de trabalhar com texto no After Effects. Primeiro por conta do Taper, que dá essa sensação de gota e depois pela possibilidade de trabalhar com o espaço 3D, dando mais abertura para a sua criatividade. Dessa forma, você poderá criar animações excelentes para títulos e aberturas.

Espero que tenham gostado desta dica. E não se esqueçam de se inscrever no canal da OZI no YouTube. Até a próxima!

Deixe o seu comentário