CATEGORIAS DICAS ILUMINAÇÃO OZI VLOG

A MELHOR ILUMINAÇÃO PARA VÍDEOS NO YOUTUBE

12 de abril de 2018

author:

A MELHOR ILUMINAÇÃO PARA VÍDEOS NO YOUTUBE

Produzir vídeos para o YouTube pode ser recompensador e bastante simples. Com pouco equipamento você pode criar vídeos incríveis e tornar o seu canal famoso em pouco tempo. Alguns fatores são determinantes para gravar, como o tipo de iluminação que você usa, independente do seu equipamento de filmagem. Afinal, você pode criar conteúdo de qualidade seja com uma câmera profissional, seja com o seu celular.

Neste post, vamos falar um pouco sobre iluminação e você vai aprender:

  1. Como a luz natural pode ajudar os seus vídeos;
  2. Como recriar a luz natural para gravar vídeos à noite ou em locais fechados, por exemplo.

A maneira mais fácil de conseguir uma iluminação simples e com custo praticamente zero, é gravar o seu vlog de frente para uma janela. A luz que chega pela sua janela é intensa, porém bastante difusa, deixando seu vídeo com uma aparência ótima.

Você pode checar o resultado disso, acessando o vlog do Whindersson Nunes, por exemplo. Os vídeos dele são feitos apenas com uma câmera, sem complicados set-ups de estúdio, uma marca registrada do canal.

A janela artificial

Como vimos até aqui, a iluminação frontal é uma condição essencial quando se trata de vlogs pessoais, reviews, tutoriais de maquiagem, entrevistas, ou qualquer vídeo no qual a pessoa esteja de frente para a câmera.

Nestes casos, uma luz que “ataque” diretamente pode fazer toda a diferença.

O vlog #379 traz um set-up simples, com duas luzes frontais e um difusor. Isso ajuda a espalhar a luz de maneira uniforme, para que cubra toda a área que vai ser captada pela câmera. Este recurso é o que chamamos de janela artificial, porque simula a luz natural de uma janela comum.

Como criar uma janela artificial na sua casa

Para quem não possui um difusor específico e desenvolvido exclusivamente para estes casos, recomendamos utilizar um tecido branco, um lençol, ou qualquer outra peça leve que permita a passagem de luz.

Após esticado com uma vassoura ou mesmo apoiado em tripés, como você pode assistir no vídeo, basta apontar as luzes para que elas atravessem o tecido e iluminem o seu local de gravação.

Benefícios

Ao usar um difusor de luz para os seus vídeos do YouTube, o que denominamos “janela artificial”, você vai evitar sombras indesejadas, mesmo que a câmera esteja bem no centro da ação.

Além disso, poderá se movimentar durante a gravação, ou mesmo manusear objetos. Tudo isso sem perder o foco ou criar alguma sombra que dificulte a visualização da cena.

Portanto, utilizar um difusor vai te fornecer uma luz constante, bem distribuída para os mais diferentes tipos de vídeo.

Assista ao vídeo e veja todos os exemplos com e sem difusor, ou ainda com fontes extras (hair light e luz ambiente).


Aproveite e conte nos comentários como você usa a sua janela artificial.

Siga o nosso canal no YouTube para receber todas as atualizações, tutoriais e dicas para melhorar a qualidade dos seus vídeos.

Fique ligado!

Deixe o seu comentário